Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Doenças autoimunes e a saúde bucal

31/08/2017

As doenças autoimunes são distúrbios causados por uma reação do sistema imunológico de uma pessoa em relação aos tecidos ou órgãos de seu próprio corpo. Muitas dessas doenças possuem os mesmos sintomas, como fadiga, tonturas e febre baixa. Elas podem ainda alterar a saúde bucal da pessoa. Conheça as manifestações mais comuns:

Boca seca

Síndrome de Sjögren - é uma das doenças autoimunes mais comuns. Ela ataca as glândulas provocando secura nos olhos, na boca e em outros tecidos do corpo. Entre suas consequências estão: problemas para comer e mastigar, prejuízos ao paladar e à fala, língua ressecada e algumas vezes fissurada por causa da mudança na saliva. Uma boa higiene bucal e dental e consultas frequentes ao dentista são necessárias para minimizar os efeitos dessa doença.

Lesões na boca

Doença de Crohn - envolve todo o trato gastrointestinal e ocorre geralmente em pacientes entre 20 e 30 anos. Ela afeta a cavidade bucal em 8 a 29% dos pacientes e seus sintomas bucais incluem inchaço da gengiva, úlceras na boca e inchaço dos lábios. Esses sintomas podem causar dificuldade para comer e podem estar entre os primeiros sintomas da doença que aparecem.

Lúpus eritematoso sistêmico - causa danos a partes do corpo incluindo pele, juntas e rins. A manifestação bucal mais significativa são as úlceras da boca, que não necessariamente causem dor ao paciente.

Psoríase - é uma doença autoimune da pele. O couro cabeludo, os cotovelos e os joelhos ficam com placas brancas descamativas. Embora a psoríase não seja comum na boca, as lesões bucais podem ocorrer nos lábios, língua, palato e gengiva.

Doenças que afetam o ato de engolir

Doença de Hashimoto - é uma inflamação da tireoide. Essa doença pode causar inchaço facial, fraqueza, fadiga e sensibilidade a baixas temperaturas. A garganta pode inchar tanto que dificulta engolir.

Esclerodermia - provoca o crescimento anormal do tecido conjuntivo nos vasos sanguíneos e na pele e pode ocasionar falha no órgão. Pessoas com essa doença podem ter problemas para engolir.

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)