Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Doença celíaca e problemas dentários

28/08/2017

A doença celíaca afeta cerca de uma a cada 100 pessoas em todo o mundo. Os celíacos são incapazes de digerir o glúten, uma proteína presente em grãos como o trigo, e a doença danifica seus intestinos delgados de tal forma que dificulta a absorção de nutrientes vitais pelo organismo.

Mas não é só no intestino que essa doença se manifesta! Defeitos nos dentes, ressecamento da boca e aftas estão entre os problemas orais mais comuns dos celíacos.

Vários estudos mostram que defeitos de formação no esmalte dentário são frequentes entre os portadores da doença celíaca. As alterações podem variar desde modificações na cor do esmalte, textura, até, em casos mais severos, alterar a estrutura dos dentes. Dentre os celíacos, os defeitos no esmalte dentário tendem a ser simétricos, bilaterais, e distribuídos ao longo do tempo.

As aftas também são um problema recorrente. E elas ressurgem com mais frequência dos que não tem a doença.

A síndrome da boca seca é exatamente o que seu nome diz. Ela pode ser causada pela síndrome de Sjogren, uma doença autoimune que ataca suas glândulas salivares e que pode ocorrer ao mesmo tempo que a doença celíaca. Estima-se que entre 4,5 e 15% das pessoas com doença celíaca também possuem a síndrome de Sjogren.

Embora não ocorra com tanta frequência, o atraso da erupção dental também é um dos problemas bucais que ocorrem em celíacos, principalmente em crianças, possivelmente em decorrência de deficiências nutricionais ocasionadas pela doença.

A importância do diagnóstico precoce da doença celíaca é vital, pois possibilita ao portador a adoção da dieta sem glúten, evitando assim as consequências da doença a curto, médio e longo prazo. Embora as manifestações orais descritas possam decorrer de outros fatores, é importante que a pessoa converse com seu dentista.

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)