Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Qual a importância do pH da saliva?


24/08/2017

A saliva é a grande responsável por manter as condições fisiológica dos tecidos orais. E isso tudo acontece graças à manutenção do pH dela.

A sigla pH quer dizer potencial de hidrogênio e é uma forma de medida para descrever o grau de acidez ou alcalinidade de uma solução. A escala de pH vai de 0 a 14, sendo que valor neutro é o 7. As substâncias denominadas como ácidas vão dos valores entre 0 e 7, já as básicas (alcalinas) são de 7 à 14. No caso de uma saliva saudável, deve apresentar um pH entre 6,8 e 7,2.

A saliva é responsável por diminuir a acidez bucal, o que evita a proliferação de micro-organismos patogênicos que necessitam de um pH específico para viver. Ela também impede a desmineralização das estruturas dentárias, que pode levar ao aparecimento de cáries.

Conforme vamos ingerindo alimentos ao longo do dia, o pH da saliva tende a oscilar. Quando isso ocorre, a saliva atua como um sistema tampão que promove o retorno do pH aos padrões ideais, protegendo a boca de duas maneiras: evita a colonização de bactérias potencialmente nocivas e neutraliza ácidos produzidos pelos micro-organismos que se fixam na placa bacteriana.

Se você está sentindo a boca seca, por exemplo, é preciso visitar um especialista para avaliar a qualidade da sua saliva. A estomatologia é uma especialidade odontológica indicada para esse caso.

Curiosidades sobre a saliva

A saliva é composta por 99% de água e 1% de substâncias orgânicas, como proteínas e enzimas, e inorgânicas, como sódio, cloro, cálcio fosfato e bicarbonato. Um adulto produz, em média, cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia! Por isso a importância de beber bastante líquido, de preferência água, diariamente.

A sialometria é o exame que mede o fluxo salivar (quantidade de saliva produzida num determinado intervalo de tempo) e mede também outras características da saliva, dentre as quais o pH salivar.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)