Preciso ir ao dentista se a dor de dente já passou?
21/08/2017
A dor de dente causa desconforto e quando é muito forte deixa a gente irritado. Mas quando ela desaparece, a preocupação acaba também. Daí a ida ao dentista fica para outro dia, não é mesmo?
Não se engane: dor de dente é um sinal do seu corpo indicando que algo não vai bem e, quanto mais cedo for tratada, menos complicações trará.
Tudo bem que existem vários tipos de dores e incômodos que podemos sentir nos dentes, mas o ideal é sempre saber sua causa. Ela pode ser, por exemplo, uma pulpite - inflamação reversível na polpa (a parte nervosa e vital do dente). O tratamento desse problema consiste na total remoção da cárie e, depois, na restauração do elemento dentário através de resina. Quando não tratado em tempo, a pulpite pode ser irreversível e, neste caso, o paciente necessitará de tratamento de canal.
Não tente tratar em casa!
A internet está cheia de dicas e receitas caseiras para acabar com a dor de dente. Cuidado! Nenhum procedimento feito em casa pode ser comparado ao do cirurgião-dentista. Por isso, embora repetitivos, indicamos sempre a consulta com um especialista.
Sinais e sintomas da dor de dente:
- Dor aguda e pulsátil;
- Dor irradiada e difusa;
- Dor ao mastigar;
- Dor ao ingerir alimentos quentes, mornos, açucarados e cítricos;
- Sensibilidade e desconforto com alimentos frios;
- Sensibilidade ao toque;
- Febre e dor de cabeça;
- Inchaço da gengiva ao redor do dente;
- Sensação de dente grande;
- Sensação de pressão no interior do dente;
- Dificuldade para abrir e fechar a boca.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.