Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

O uso do botox na odontologia


14/08/2017

É comum ouvirmos falar sobre o uso de botox – toxina botulínica – para fins estéticos. Mas você sabia que ele também pode ser usado para resolver ou atenuar problemas bucais?

A toxina botulínica é um complexo proteico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum que possui um sorotipo reconhecido cientificamente por proporcionar maior duração de efeito terapêutico. Na Odontologia seu uso é permitido desde 2011.

Na parte odontológica ela é usada especialmente em casos de bruxismo, dores de dabeça, assimetrias faciais, sorriso gengival, ronco e apnéia, blefaroespasmos, sialorreias e estética e harmonização facial.

O procedimento para receber a toxina é simples, seguro e efetivo, desde que seja realizado por um cirurgião-dentista qualificado para tal. É bom reforçar que o botox tem efeito temporário – de quatro a seis meses – e sua reaplicação é necessária.

Cuidados após a aplicação

Após a aplicação de botox, o paciente deve repousar por cerca de 5 horas, para permitir a adequada distribuição do produto. É também aconselhável esperar cerca de dois dias para voltar às atividades físicas normalmente, pois os movimentos bruscos podem provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado.

Dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação. É o resultado da tensão ocorrida durante a realização do procedimento, mas são sintomas passageiros.

Algumas curiosidades

- Fora da odontologia, o botox pode ajudar no tratamento de dores crônicas em geral.

- É utilizado também para combater a hiper-hidrose (que causa suor excessivo), bem como no tratamento de enxaquecas.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)