O uso do botox na odontologia
14/08/2017
É comum ouvirmos falar sobre o uso de botox – toxina botulínica – para fins estéticos. Mas você sabia que ele também pode ser usado para resolver ou atenuar problemas bucais?
A toxina botulínica é um complexo proteico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum que possui um sorotipo reconhecido cientificamente por proporcionar maior duração de efeito terapêutico. Na Odontologia seu uso é permitido desde 2011.
Na parte odontológica ela é usada especialmente em casos de bruxismo, dores de dabeça, assimetrias faciais, sorriso gengival, ronco e apnéia, blefaroespasmos, sialorreias e estética e harmonização facial.
O procedimento para receber a toxina é simples, seguro e efetivo, desde que seja realizado por um cirurgião-dentista qualificado para tal. É bom reforçar que o botox tem efeito temporário – de quatro a seis meses – e sua reaplicação é necessária.
Cuidados após a aplicação
Após a aplicação de botox, o paciente deve repousar por cerca de 5 horas, para permitir a adequada distribuição do produto. É também aconselhável esperar cerca de dois dias para voltar às atividades físicas normalmente, pois os movimentos bruscos podem provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado.
Dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação. É o resultado da tensão ocorrida durante a realização do procedimento, mas são sintomas passageiros.
Algumas curiosidades
- Fora da odontologia, o botox pode ajudar no tratamento de dores crônicas em geral.
- É utilizado também para combater a hiper-hidrose (que causa suor excessivo), bem como no tratamento de enxaquecas.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.