Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Limite os efeitos do açúcar nos dentes


08/08/2017

Ele é uma tentação quando presente em biscoitos, bolos e refrigerantes. O açúcar está presente em boa parte de nossa alimentação. Porém, o efeito dele nos dentes pode afetar sua saúde dental e da sua família!

Quando você come ou bebe alimentos açucarados - refinados, processados ou em forma de carboidratos - você está alimentando as bactérias da boca, que se alimentam especificamente de açúcar, produzindo ácidos que podem dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar a cárie dentária. Esses ácidos começam a agir sobre os seus dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão. Portanto, quanto mais alimentos açucarados você ingere durante o dia, mais expostos aos ácidos causadores da cárie seus dentes estarão.

Se em excesso ele faz mal, algumas dicas podem ajudá-lo a reduzir seu consumo, como:

- Opte por uma dieta nutritiva e equilibrada de grãos, frutas, legumes, proteínas e laticínios com baixo teor de gordura.

- Limite a frequência dos lanches entre as refeições.

- Evite alimentos açucarados pegajosos, que ficam na boca por um longo tempo.

- Guarde as guloseimas açucaradas para o final de uma refeição ou para antes de uma sessão de escovação dos dentes em vez de ingeri-las durante todo o dia.

Mantenha uma boa higiene bucal

> Escove corretamente os dentes e use o fio dental Deve-se escovar bem os dentes pelo menos 2 a 3 vezes por dia e usar o fio dental.

> Coma alimentos balanceados

Seguir uma dieta equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal. Isso inclui todos os principais grupos de alimentos: frutas e verduras, produtos lácteos, carne, peixe, etc.

> Visite regularmente o seu dentista

Você deve ir ao dentista a cada semestre para manter uma boa saúde oral. O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo – são 280 mil -, porém mais da metade da população – 55,6% - não vai uma vez ao ano no dentista, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, feita em 2013.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)