Troque sua escova de dente após gripes e resfriados!

07/08/2017

Você lembra de trocar a escova de dente após passar por alguma gripe ou resfriado? É provável que muitas pessoas nem saibam desta recomendação, mas essa substituição é fundamental, tanto para a saúde bucal, quanto para o fortalecimento do corpo contra as enfermidades provocadas por vírus e bactérias do dia a dia.

As cerdas da escova são um ótimo habitat para fungos e bactérias. Elas são bem úmidas e muitas pessoas ainda guardam em locais escuros e sem ventilação. O perigo começa quando as bactérias que fazem parte da flora bucal formam grandes colônias nessa ferramenta, podendo afetar tanto quem faz uso dessa escova ou quem acaba guardando próximo a escovas de outros membros da família.

Uma boa maneira de minimizar todos esses riscos é fazendo a desinfecção da escova, borrifando as cerdas com gluconato de clorexidina 0,12% após o uso. Em caso do paciente ter doenças como gripes e infecções é necessário trocar sua escova no final do ciclo da patologia, para que o perigo de reinfecção, causado pela bactéria armazenada, diminua.

Recomendações

A recomendação dos dentistas é que uma escova deve ser trocada, em média, a cada 3 meses de uso. Isso porque depois de algum tempo começa a haver desgastes das cerdas, comprometendo a remoção da placa bacteriana sobre a superfície dos dentes e gengiva. Além disso também é importante a troca devido ao acúmulo de bactérias após determinado tempo.

Média, macia ou dura?

Assim como os cremes dentais, as escovas possuem diversos modelos. Muitos com cabos, cabeças e cores diferentes. As cerdas médias e duras, por exemplo, são comumente indicadas na higienização de próteses removíveis. Já as escovas com cerdas macias, são destinadas para a maioria das pessoas. Para quem escova com “força”, por exemplo, a indicação é que as cerdas sejam as mais macias possíveis, pois evitam traumas na gengiva.

A mais indicada

Para não ter erro na escolha, a indicação é de escovas com a extremidade estreita, cerdas macias, que alcançam os dentes posteriores sem causar traumas na gengiva.