Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Mania de morder objetos? Saiba os prejuízos que ela pode causar em seus dentes!


03/08/2017

Enrolar o cabelo no dedo, coçar a cabeça quando está pensando ou estalar os dedos. Você tem alguma mania? Muitas vezes a gente nem percebe e acaba realizando movimentos automaticamente. Embora alguns sejam inofensivos, existem outros dos quais devemos nos atentar. Exemplo disso é a mania de morder objetos: um hábito parafuncional (isto é, que não faz parte de uma função natural específica do ser humano) e que, em curto e longo prazo, é capaz de causar sérios danos.

Por causa da força aplicada para morder o objeto, podem ocorrer microfissuras que mancham os dentes e prejudicam a saúde bucal, além de lascas que interferem na estética. Já no que diz respeito às consequências futuras, estas podem ir além da aparência desagradável, pois o risco maior fica por conta do surgimento da disfunção temporomandibular (DTM).

Entre outras coisas, a DTM se caracteriza pelo mau funcionamento das articulações temporomandibulares, ou seja, das articulações que unem a mandíbula ao crânio e que são responsáveis por alguns dos nossos movimentos mais básicos, como mastigar, falar ou bocejar.

Como reverter essa situação?

É difícil controlar algo que já se tornou automático na sua rotina. Não levar a ponta da caneta até a boca quando se está pensando é difícil no primeiro momento, mas se você realmente deseja uma mudança de hábito precisa fazer isso gradativamente.

Busque fazer outras coisas que distraiam sua atenção. Há ainda quem use, em casos mais severos, um protetor bucal feito por um cirurgião-dentista para deter ou inibir o hábito, além de evitar danos dentais mais graves. Lembre-se que cada caso deve ser analisado individualmente e a ajuda do dentista é fundamental.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)