Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Ansiedade: ela pode afetar até a saúde bucal, sabia?


01/08/2017

Uma em cada seis. Esta é a proporção que a ansiedade afeta de pessoas no mundo, segundo estudo do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos. Entre os problemas mais comuns está a fobia social – em que a pessoa se mostra insegura e se preocupa com o que os outros poderão pensar dela.

Ela pode afetar até a saúde bucal, já que muitas vezes leva a pessoa a roer unha e pode aumentar as chances de sofrer de bruxismo, que é o ranger e apertar dos dentes – principalmente durante o sono.

Buscar tratamento tanto para a ansiedade quanto para o bruxismo é muito importante. Isso porque dependendo da frequência e da intensidade da dor, o problema pode resultar em sérios danos à mastigação, além de causar enxaqueca, insônia e até mesmo fratura dental.

Um estudo israelense revelou que o bruxismo é um dos problemas que afetam a vida de pessoas normalmente ansiosas. Os pesquisadores avaliaram 75 homens e mulheres na casa dos 30 anos. Quarenta deles tinham algum nível de fobia social e os outros 35 não tinham nada. Todos passaram por exames psiquiátricos e odontológicos – buscando identificar hábitos como roer unha, mascar chicletes, estalar a mandíbula etc. Sintomas de bruxismo durante o dia foram identificados em 42,5% das pessoas no primeiro grupo, contra 3% no segundo.

Principais consequências e tratamento

O desgaste do dente é a consequência mais comum do bruxismo, chegando a ponto do não apresentar mais a estrutura dentária.

Outras consequências são:

- Dores de cabeça

- Zumbidos no ouvido

- Dores nos músculos da face e articulação ( ATM )

- Alterações no sono

- Disfunção temporomandibular e dor orofacial

O controle do estresse e ansiedade é fundamental para quem sofre com o bruxismo. Após a avaliação do dentista, é indicado, dependendo do caso, o uso de uma placa miorelaxante, que é feita sob medida e serve para evitar o contato entre os dentes no período noturno.

As visitas constantes ao dentista também são fundamentais no monitoramento do problema.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)