Ansiedade: ela pode afetar até a saúde bucal, sabia?
01/08/2017
Uma em cada seis. Esta é a proporção que a ansiedade afeta de pessoas no mundo, segundo estudo do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos. Entre os problemas mais comuns está a fobia social – em que a pessoa se mostra insegura e se preocupa com o que os outros poderão pensar dela.
Ela pode afetar até a saúde bucal, já que muitas vezes leva a pessoa a roer unha e pode aumentar as chances de sofrer de bruxismo, que é o ranger e apertar dos dentes – principalmente durante o sono.
Buscar tratamento tanto para a ansiedade quanto para o bruxismo é muito importante. Isso porque dependendo da frequência e da intensidade da dor, o problema pode resultar em sérios danos à mastigação, além de causar enxaqueca, insônia e até mesmo fratura dental.
Um estudo israelense revelou que o bruxismo é um dos problemas que afetam a vida de pessoas normalmente ansiosas. Os pesquisadores avaliaram 75 homens e mulheres na casa dos 30 anos. Quarenta deles tinham algum nível de fobia social e os outros 35 não tinham nada. Todos passaram por exames psiquiátricos e odontológicos – buscando identificar hábitos como roer unha, mascar chicletes, estalar a mandíbula etc. Sintomas de bruxismo durante o dia foram identificados em 42,5% das pessoas no primeiro grupo, contra 3% no segundo.
Principais consequências e tratamento
O desgaste do dente é a consequência mais comum do bruxismo, chegando a ponto do não apresentar mais a estrutura dentária.
Outras consequências são:
- Dores de cabeça
- Zumbidos no ouvido
- Dores nos músculos da face e articulação ( ATM )
- Alterações no sono
- Disfunção temporomandibular e dor orofacial
O controle do estresse e ansiedade é fundamental para quem sofre com o bruxismo. Após a avaliação do dentista, é indicado, dependendo do caso, o uso de uma placa miorelaxante, que é feita sob medida e serve para evitar o contato entre os dentes no período noturno.
As visitas constantes ao dentista também são fundamentais no monitoramento do problema.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.