Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Cuidados especiais para pacientes especiais


27/07/2017

Todas as pessoas precisam cuidar de sua saúde bucal e isso inclui aquelas com Síndrome de Down, por exemplo. Alguns estudos apontam que o paciente especial que começa a frequentar o dentista ainda no primeiro ano de vida, reage muito melhor ao tratamento e são mais fáceis de lidar.

Os portadores da síndrome possuem algumas características orais importantes, como:

- Mandíbula e cavidade bucal pequenas;

- Palato estreito, alto e ogival;

- A língua apresenta-se frequentemente fissurada e grande, podendo apresentar língua geográfica.

O fluxo salivar deles é em média 50% menor do que outras crianças. Esta redução está vinculada preferencialmente ao metabolismo da glândula parótida. Além disso, o pH salivar é mais alto, assim como os níveis de sódio, cálcio e bicarbonato. Consequentemente, a capacidade tampão também é elevada, o que acarretaria uma baixa incidência de cárie, porém, maior acúmulo de placa bacteriana e assim, apresentam uma significativa propensão ao desenvolvimento de doença periodontal, a qual tende a aumentar com a idade.

Incentivo familiar é importante

É importante lembrar que os pais e responsáveis devem auxiliar seus filhos nos cuidados com a higiene bucal. Palavras positivas e de incentivo podem ajudar a criar um hábito de escovação.

Quando bem orientados, os pacientes com necessidades especiais são capazes de fazer esta tarefa tão importante no dia a dia. Lembre-se: saúde bucal gera qualidade de vida e condições de nossas crianças tornarem-se adultos mais saudáveis.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)