Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Teste da linguinha: saiba por que ele é importante


25/07/2017

O teste da linguinha é obrigatório para todos os recém-nascidos desde 2014. Mas você sabe por que ele é importante? Durante o teste é feita a avaliação do frênulo da língua para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa. Ele ocorre 48 horas após o nascimento da criança e é simples e indolor, sendo que o profissional da saúde examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo.

Quando o freio lingual é inadequado, ele pode trazer algumas consequências para a saúde bucal e geral da criança. Um dos mais graves é em relação ao aleitamento materno. Se é muito curto, os movimentos da língua podem ficar prejudicados, e a amamentação natural também. Com a suspensão do aleitamento materno, o desenvolvimento das arcadas pode ser comprometido. A falta de aleitamento materno provoca a ausência de estímulo ao crescimento da mandíbula, que pode se manter retraída.

Além disso, sem o devido estímulo de crescimento das arcadas que o aleitamento proporciona, a cavidade oral pode não desenvolver adequadamente, causando problemas de oclusão.

Outro problema que pode ocorrer é que durante o desenvolvimento da fala poderão aparecer problemas referente à pronúncia de diferentes fonemas.

Cirurgia

Ao identificar alguma alteração no frênulo, o bebê passa por uma cirurgia para corrigir o problema. Ela tem o nome de frenotomia ou pique e consiste em um pequeno corte nesse pedaço de pele. O procedimento é bem simples e pode ser feito por um dentista ou por um cirurgião plástico. Como a maioria dos problemas relacionados à saúde, o diagnóstico precoce pode evitar complicações maiores.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)