Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Aparelho ortodôntico causa alergia?


24/07/2017

É normal sentir alguns desconfortos dias depois da colocação ou ajuste do aparelho ortodôntico, como sensibilidade ou dor. Agora, se ao iniciar o tratamento surgirem feridas na região oral, inflamação nas gengivas, sensação de queimação na boca, periodontite e reações externas, como vermelhidão e coceira no rosto e pescoço, é bem provável que você seja alérgico ao níquel presente na composição dos acessórios metálicos usados no aparelho.

Os dispositivos, em geral, são feitos de aço inoxidável e contêm entre 8% e 12% de níquel. Durante a utilização, o aparelho ortodôntico libera pequenas quantidades de íons metálicos de níquel na cavidade oral. E são esses íons é que causam a reação alérgica, que nada mais é do que uma resposta defensiva do organismo para substâncias reconhecidas por ele como estranhas.

A alergia ao níquel, porém, é muito rara e afeta cerca de 10% da população feminina em geral e apenas 3% dos homens. O maior número de mulheres alérgicas pode ser explicado pela exposição precoce ao material, presente em bijuterias. Vale destacar, contudo, que nem todas as pessoas alérgicas à substância apresentam reações de hipersensibilidade durante o tratamento ortodôntico.

O que fazer em caso de alergia?

Nesses casos, um alergoimunodiagnóstico deve ser realizado. Se a alergia ao níquel for confirmada, o aparelho ortodôntico deve ser substituído por outro que não tenha a substância em sua composição, como os estéticos de porcelana ou safira.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)