Aparelho ortodôntico causa alergia?
24/07/2017
É normal sentir alguns desconfortos dias depois da colocação ou ajuste do aparelho ortodôntico, como sensibilidade ou dor. Agora, se ao iniciar o tratamento surgirem feridas na região oral, inflamação nas gengivas, sensação de queimação na boca, periodontite e reações externas, como vermelhidão e coceira no rosto e pescoço, é bem provável que você seja alérgico ao níquel presente na composição dos acessórios metálicos usados no aparelho.
Os dispositivos, em geral, são feitos de aço inoxidável e contêm entre 8% e 12% de níquel. Durante a utilização, o aparelho ortodôntico libera pequenas quantidades de íons metálicos de níquel na cavidade oral. E são esses íons é que causam a reação alérgica, que nada mais é do que uma resposta defensiva do organismo para substâncias reconhecidas por ele como estranhas.
A alergia ao níquel, porém, é muito rara e afeta cerca de 10% da população feminina em geral e apenas 3% dos homens. O maior número de mulheres alérgicas pode ser explicado pela exposição precoce ao material, presente em bijuterias. Vale destacar, contudo, que nem todas as pessoas alérgicas à substância apresentam reações de hipersensibilidade durante o tratamento ortodôntico.
O que fazer em caso de alergia?
Nesses casos, um alergoimunodiagnóstico deve ser realizado. Se a alergia ao níquel for confirmada, o aparelho ortodôntico deve ser substituído por outro que não tenha a substância em sua composição, como os estéticos de porcelana ou safira.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.