Mordida profunda: ela pode prejudicar seus dentes, musculatura e até articulações
18/07/2017
Ao sorrir você percebe que seus dentes de cima estão cobrindo excessivamente os de baixo, a ponto de mal conseguir vê-los? Isso é um problema bucal e que pode ser tratado. Trata-se da mordida profunda, um tipo de má oclusão onde os incisivos superiores cobrem mais de um terço dos incisivos inferiores.
Conhecida também como sobremordida, esse problema pode comprometer a saúde dos dentes, da musculatura e articulações e precisa ser tratado. Ele ocorre por diversos fatores, podendo ser por causa do desenvolvimento dos ossos maxilares até fatores genéticos, ambientais e locais.
O diagnóstico só pode ser feito após a realização de exames e uma avaliação do dentista, que indicará a forma correta de tratamento, como aparelhos funcionais, aparelhos removíveis, aparelhos fixos até batentes.
Quando não tratada, a mordida profunda pode causar em pacientes em crescimento um "travamento" da mandíbula, provocando a falta de crescimento normal. Isso pode deixá-lo com um perfil mais convexo (arredondado) e provocar outros tipos de problemas, inclusive na articulação temporomandibular e distúrbios gengivais.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.