Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Por quanto tempo preciso usar a contenção?


17/07/2017

Depois daquele longo período de tratamento ortodôntico, eis que chega a hora da retirada do aparelho fixo. Ah! Que coisa boa, ficar com os dentes livres! Mas o tratamento ainda não acabou. Embora bem menor que um aparelho fixo, a contenção é um importante aliado para que seus dentes se mantenham alinhados.

O tratamento ortodôntico segue um série de fases e protocolos, sendo que o uso da contenção é o último deles. Mas é tão necessário usá-la? Sim! Isso porque por melhor que tenha sido realizado o tratamento, e por mais que o ortodontista tenha feito um excelente trabalho, infelizmente podem ocorrer pequenas movimentações indesejáveis, pós-tratamento ortodôntico. Contatos dentários ineficientes, e até mesmo a nossa fisiologia natural contribuem para isso. Para evitar, só mesmo usando os aparelhos de contenção sugeridos pelo seu ortodontista.

Na teoria, a fase de contenção dura o dobro do tempo que levou o tratamento ortodôntico. Sendo assim, se com o aparelho ortodôntico o tratamento durou 24 ou 36 meses, deve-se então utilizar os de contenção por 4 a 6 anos. Porém, na prática, o ideal seria não remover, nem deixar de usar nenhum deles, por tempo indefinido. O mais comum é usar o aparelho de contenção removível para a parte de cima, e o de contenção fixa, colada na parte de trás dos dentes debaixo.

Cuidados com o aparelho de contenção

O aparelho de contenção removível superior deve ser usado 24 horas por dia, geralmente nos 6 primeiros meses de uso. O paciente deve tirá-lo somente para comer e escovar os dentes. Após este período, o ortodontista vai avaliar a possibilidade de usar o aparelho apenas para dormir.

Quando o aparelho não estiver sendo utilizado, a indicação é de guardá-lo sempre em uma caixa colorida que virá junto com ele, com o objetivo de proteger de quedas e quebras, e para não correr o risco de perder e ter que fazer um novo.

Para limpar a contenção removível superior o indicado é apenas escová-la com sua escova de dente e água. Existem também produtos para uma limpeza mais profunda, os mesmos utilizados para higienização de próteses (dentadura) e facilmente encontrados em farmácias.

Já a higienização da contenção fixa inferior é feita com uso de escovação e fio dental. Quando a peça for reta, dificultando muitas vezes a passagem do fio dental, o ortodontista vai avaliar a necessidade ou não de uma profilaxia (raspagem e limpeza profissional).

Com o uso da contenção, as visitas e manutenções que antes eram mensais por conta do aparelho ortodôntico, se tornam trimestrais, semestrais e depois anuais. Porém, é importante que o paciente compareça a todas, para que seja avaliada se o tratamento está ocorrendo da maneira correta.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)