Mitos sobre a saúde bucal que contam para você

04/07/2017

Mau hálito é problema de estômago, perder os dentes é comum na terceira idade, os sisos devem ser removidos antes de nascer. Você já ouviu alguma dessas frases? Se sim, saiba que todas elas não passam de mitos sobre a saúde bucal. Confira alguns deles e saiba por que não passam de crendices:

1 – A perda dos dentes é consequência natural do envelhecimento. MITO! A perda dentária é consequência de doenças gengivais maltratadas, traumas e composição genética. Com tratamento de prevenção é possível chegar à terceira idade com todos os dentes na boca.

2 – O uso de implantes ou próteses totais (dentadura) não precisa de controle periódico no dentista. MITO! Os implantes dentários precisam da mesma manutenção gengival e descontaminação semestral dos dentes. Pacientes com próteses também devem fazer visitas regulares para avaliação da adaptação e dos tecidos moles, como gengivas e bochecha.

3 – Não precisa ir ao dentista se você não sentir dor. MITO! A ausência de dor não significa ausência de problemas bucais. A doença periodontal, por exemplo, que é a inflamação gengival, não costuma doer, a não ser em casos já avançados.

4 – Bebês que ainda não têm dentes não precisam fazer higiene oral. MITO! Mesmo sem dentes é importante que os pais façam limpeza da gengiva e região com uma gaze umedecida.

5 – Mau hálito é problema de estômago. MITO! O mau hálito pode ter origem local, sistêmica ou ainda ser causada pelos dois fatores associados. Problemas estomacais como gastrite ou úlcera não provocam mau hálito. Em geral, o mau hálito é provocado por problemas decorrentes de higiene oral malfeita ou infecção nas vias aéreas superiores.

6 – Tudo bem, de vez em quando, usar apenas antisséptico oral em vez de escovar os dentes. MITO! Uma boa higiene depende principalmente de escova e fio dental. Os antissépticos são coadjuvantes, mantendo o hálito puro e refrescante por mais tempo. Dê sempre preferência a um produto que não contenha álcool.

7 – Todos temos que remover os sisos antes mesmo que eles nasçam. MITO! Os sisos só devem ser removidos quando for detectada a ausência de espaço para eles ou se seu nascimento implicar em mal posicionamento dos demais elementos.

8 – Quanto maior e mais dura for a escova dental, melhor é a limpeza. MITO! Na realidade, a escova dental deve ser pequena ou média para alcançar qualquer região da nossa boca. Deve também ter cerdas macias para não machucar a gengiva.