Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

A saúde começa pela boca!

29/06/2017

A frase “a saúde começa pela boca” não é nova, porém é verdadeira em qualquer época. Uma boca saudável e bem cuidada previne problemas em todo o nosso organismo.

É por ela que muitas doenças podem entrar em nosso corpo, como bactérias e fungos. Pesquisas apontam, por exemplo, que a periodontite pode estar ligada ao desenvolvimento de doença cardiovascular. Isso ocorre porque as proteínas inflamatórias presentes no periodonto podem ir para a corrente sanguínea.

Diante de tudo isso, vale a pena cuidar da saúde bucal, não é mesmo? A boa notícia é que seguindo algumas dicas básicas você consegue manter uma boca saudável. São elas:

- Tenha uma dieta balanceada e rica em legumes, verduras e frutas;

- Evite consumir alimentos ácidos e com muito açúcar;

- Mastigue bem e demoradamente antes de engolir o alimento;

- Não use os dentes para abrir garrafas, cortar plásticos ou linhas;

- Use o fio dental todos os dias (ele é extremamente importante no combate às placas bacterianas);

- Evite o fumo e bebidas alcoólicas;

- Escove – bem – os dentes depois de todas as refeições, ao acordar e antes de dormir;

- Visite regularmente o dentista.

Dedique alguns minutos do seu dia para cuidar dessa parte tão importante do seu corpo!

Afinal, qual é a finalidade da higiene bucal?

– Prevenir e evitar a formação da placa bacteriana, que se forma sobre as superfícies duras dos dentes. Ela pode ocasionar problemas como o tártaro, as cáries, a gengivite e periodontite ou doença periodontal.

– Proporcionar qualidade de vida. Uma pessoa com os dentes estragados, ou sem dentes, não consegue mastigar bem os alimentos ou falar corretamente.

Além disso ela pode evitar situações embaraçosas como o mau hálito ou um sorriso desagradável.

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)