Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Aftas: saiba o que pode causar este incômodo em sua boca

22/06/2017

Quando ela aparece na boca é um incômodo só! A afta é uma doença inflamatória sem causa totalmente identificada. Ela é caracterizada por úlceras superficiais, com fundo amarelo esbranquiçado. Pessoas que têm aftas recorrentes apresentam respostas imunológicas diferentes dos pacientes que não têm. Os fatores genéticos também podem ter relação com a afta e ela pode surgir em qualquer faixa etária.

Estresse, uso de medicamentos, algum trauma (bater a boca, aparelho, prótese), fases do ciclo menstrual, falta de ferro e vitamina B12 e alimentação são algumas das situações que podem desencadear a afta. Alimentos ácidos não causam afta, mas facilitam o aparecimento delas em pessoas com predisposição.

Principais causas

- Falha no sistema imunológico: o corpo deveria combater bactérias e acaba destruindo parte do tecido normal, causando as feridas

- Estresse: baixa a imunidade, resseca a boca e as defesas diminuem

- Hereditariedade: algumas pessoas têm mais tendência, por apresentarem uma mucosa oral com menor proteção

- Deficiência nutricional: falta de ferro, ácido fólico e vitamina B12 podem provocar reação. Essas substâncias são encontradas principalmente em carnes vermelhas e folhas ou legumes verde-escuros

- Tensão pré-menstrual (TPM): mudança hormonal também dá afta, por isso as mulheres na época da menstruação podem ter mais

- Ingestão de alimentos ácidos, como o abacaxi: eles diminuem a proteção da mucosa da boca

- Alguns medicamentos ou tratamentos, como quimioterapia

Os tratamentos para afta ajudam a diminuir os sintomas e a cicatrizar mais rápido, mas não conseguem evitar novos surtos e nem prevenir. O tratamento é feito para o controle da úlcera, controle da dor, controle nutricional e controle da doença.

As pomadas com corticoide diminuem a inflamação e a dor. Já o antisséptico bucal tem um efeito secundário. Ele diminui a infecção e ajuda a cicatrizar. Já os corticoides em comprimidos são indicados para quem tem afta sempre.

Como diferenciar?

Como diferenciar afta do sapinho e do herpes? O sapinho é mais comum no céu da boca e em cima da língua; a afta é mais comum na mucosa labial, na mucosa da bochecha e embaixo da língua; o herpes é mais comum no lábio, na gengiva e no céu da boca.

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)