Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Os impactos que a bulimia pode causar na saúde bucal de adolescentes


20/06/2017

A bulimia é um assunto delicado, principalmente quando ocorre em adolescentes. Porém é importante que ela não seja ignorada. Os estragos causados por esse distúrbio vão muito além do corpo e da mente, atingindo diretamente a saúde bucal.

A bulimia é um transtorno alimentar que leva o paciente a sentir uma compulsão por ingerir grandes quantidades de alimento e, em seguida, adotar métodos para evitar o consequente ganho de peso, principalmente o vômito.

As pessoas afetadas por ela têm glândulas salivares inchadas; tecidos da boca e da língua secos, vermelhos e doloridos; dores constantes na garganta e pequenos sangramentos no céu da boca. O dentista é um dos primeiros profissionais a identificar os transtornos alimentares devido ao surgimento desses efeitos colaterais.

É importante lembrar que contato direto e constante com o conteúdo estomacal prejudica e muito os dentes, isso porque a região oral não é preparada para suportar constantemente um líquido de pH tão baixo, ao contrário da mucosa que recobre o estômago.

A perda da estrutura mineral dentária causada por esse transtorno, infelizmente, não é reversível. Em casos mais graves, a pessoa pode ter que extrair os dentes.

O ideal é que o paciente diagnosticado com bulimia seja tratado por uma equipe de psiquiatras, psicólogos, nutricionistas e dentistas. Assim, o tratamento dentário acontece simultaneamente ao tratamento para o transtorno alimentar.

O flúor, presente na água que bebemos e também em diversos legumes e vegetais é um ótimo aliado para amenizar os efeitos nocivos do ácido estomacal. Ele ajuda no fortalecimento do esmalte dentário e, por isso, a recomendação é que a pessoa beba bastante água e use creme dental que contenha essa substância.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)