Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

A sensibilidade dentária pode aumentar na terceira idade?


13/06/2017

Com a chegada da terceira idade, algumas mudanças no organismo são inevitáveis. E isso pode refletir na saúde dos dentes, causando a sensibilidade dentária.

Ela é caracterizada por uma dor que pode se manifestar em situações corriqueiras como ao tomar um sorvete ou comer um doce, por exemplo. Isso ocorre porque, com o tempo, costuma ocorrer retração gengival, que expõe áreas do dente desprotegidas pelo esmalte dental.

O controle do problema pode ser feito de algumas maneiras, passando pela restauração com resina líquida, utilização de cremes específicos para combater a sensibilidade ou até pôr a gengiva de volta no lugar com cirurgia.

Com problema de sensibilidade ou não, é importante que o idoso visite seu dentista regularmente!

Dicas para manter a saúde bucal na terceira idade:

1) Fazer consultas periódicas ao cirurgião-dentista para exames completos e limpeza;

2) Cuidar dos dentes fazendo uma higienização bem feita: escová-los pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor. Fio dental pelo menos uma vez ao dia;

3) No uso de dentadura é necessário fazer um exame geral pelo menos uma vez por ano;

4) São comuns nessa fase da vida as cáries e problemas com a raiz dos dentes; retração gengival com exposição de áreas do dente não protegidas pelo esmalte – apesar de ser normal, é preciso cuidado.

5) Sensibilidade dentária: em caso mais intenso pode ocorrer com ar frio; com alimentos e líquidos doces ou amargos.

6) Também são comuns queixas de boca seca muitas vezes devido ao uso de medicamentos ou problemas na saúde geral. O cirurgião-dentista pode recomendar vários métodos para evitar que isso acarrete problemas dentários.

7) Doenças como diabetes, problemas cardíacos, câncer podem afetar a saúde bucal – informe ao seu cirurgião-dentista, ele vai precisar conhecer seu estado geral de saúde para poder ajudá-lo;

8) Muito cuidado com a higienização no uso de pontes, coroas, implantes, próteses usadas em fortalecer a estrutura dos dentes.

9) Fique atento a machucados dentro da boca, eles podem ser um sinal que algo não anda bem. Consulte, imediatamente, o cirurgião-dentista.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)