Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Pré-natal odontológico: saiba por que ele é importante


06/06/2017

A gravidez gera uma série de mudanças na mulher. Os cuidados com a saúde são redobrados. Neste período a saúde bucal também não pode ser esquecida! É aí que entra o pré-natal odontológico.

Para quem ainda não ouviu falar deste termo, nós explicamos. O pré-natal feito com a assistência do dentista nada mais é do que o período da gravidez em que se observa o estado de saúde bucal da gestante. Ele tem como objetivo evitar o agravamento de problemas já instalados, além de prevenir o surgimento de outras doenças.

Normalmente o primeiro trimestre costuma ser um período mais crítico da gravidez, por isso, o normal é que o pré-natal odontológico comece nos últimos três meses.

Da mesma maneira que o acompanhamento com o obstetra é indispensável, visitas regulares ao dentista também são de grande importância. Isso porque a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê. Problemas periodontais não tratados, por exemplo, podem levar a um parto prematuro e nascimento de crianças abaixo do peso.

Depois do nascimento

O cuidado com a higiene bucal deve se estender da mãe para o bebê. Por isso, depois da criança nascer, é importante que ela também passe a visitar o dentista.

Em alguns casos, o exame da cavidade bucal do bebê pode detectar alterações como um freio lingual muito curto que prejudique a amamentação, por exemplo. Além disso, os pais também podem aprender como fazer a higiene oral do bebê. Essa, assim como outras orientações só podem ser dadas pelo profissional capacitado para isso.

Mitos sobre saúde bucal

Você já ouviu que durante a gravidez a mulher perde cálcio dos dentes para formar as estruturas mineralizadas do bebê? Esse e outros mitos que envolvem a saúde bucal são muito comuns, mas não passam de mitos!

Para esclarecer, o cálcio provém exclusivamente da alimentação da gestante. Outro ponto importante é sobre a perda de dentes na gravidez. Na maioria das vezes, o fato está relacionado com a higiene bucal inadequada e hábitos alimentares prejudiciais, que favorecem também o surgimento da maior incidência de cáries.

Ah, e para finalizar, o tratamento odontológico não é prejudicial à mãe.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)