Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Grávidas podem clarear os dentes?


01/06/2017

Você decidiu que era o momento de fazer um clareamento nos dentes, mas antes de iniciar o tratamento descobre que está grávida. O que fazer? Especialistas afirmam não existir provas de que o clareamento representa algum risco para a mãe ou para o bebê. Entretanto, também não há dados suficientes para comprovar que se trata de um procedimento seguro durante a gestação.

Tanto na técnica caseira como na feita a laser - nos consultórios -, as substâncias utilizadas provocam um processo oxidante nos dentes. Quanto a essa oxidação, ainda não se sabe ao certo se ela oferece algum risco para gestante e/ou seu filho. Sendo assim, a precaução parece ser o melhor caminho a ser seguido e a futura mamãe deve deixar para depois o procedimento.

Cuidados com a saúde bucal são importantes

A higiene bucal durante a gravidez é muito importante, já que ocorrem mudanças nos hábitos alimentares da mulher. Quando aliada à falta de higiene bucal, pode levar ao aparecimento de doenças bucais como periodontite, uma infecção nos ossos e nas fibras que os sustentam, e gengivite, que resulta em inchaço e sangramentos na gengiva.

Se não tratados, os problemas nos dentes podem elevar as chances de um parto prematuro, pois as inflamações geram substâncias que causam contrações no útero.

É importante que a futura mamãe fale sobre a gravidez ao seu dentista. Desta maneira o profissional poderá acompanhar de perto sua saúde bucal. Além disso, ela deve aproveitar essa fase para desenvolver novos hábitos de alimentação, evitando alimentos açucarados.

Dicas de como cuidar dos dentes na gravidez

1. Visite seu dentista periodicamente para prevenir o aparecimento de cáries e outros problemas como gengivite e periodontite.

2. Procure ter uma alimentação saudável. O aumento das cáries neste período ocorre devido a alterações nos hábitos alimentares (dieta mais rica em carboidratos e a ingestão de alimentos em intervalos menores), o que contribui para a formação da placa bacteriana.

3. Para uma boa saúde bucal, use o fio dental e escove os dentes regularmente.

4. A língua deve ser higienizada, pois é nessa região que as bactérias ficam alojadas.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)