Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Você abre objetos com os dentes? Saiba os malefícios que este hábito pode causar para o seu sorriso

30/05/2017

Sachês de catchup, maionese e mostarda, tampas de plástico ou até de garrafa. Você usa seus dentes para abrir algumas dessas embalagens e outros objetos? Se você respondeu sim, aí vai um conselho: pare com este hábito imediatamente!

Fratura dentária, da coroa, da raiz, de restaurações, bem como de próteses são alguns dos riscos que podem ocorrer com seus dentes quando usados como “ferramenta”. Além disso, os impactos desse ato podem gerar uma sobrecarga nas articulações temporomandibulares.

Embalagens contaminadas

Antes de levar à boca pacotes de salgadinho e saches, pare para pensar nesta pesquisa que o laboratório de microbiologia de alimentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro fez com embalagens de saches de molhos em balcões de bares e lanchonetes. Das amostras analisadas, mais de 82% estavam contaminadas por bactérias, mais de 70% continham fungos e em 10% havia coliformes fecais. Toda essa sujeira é ingerida quando se abre o produto de maneira errada, usando a boca.

Evite outros hábitos prejudiciais

Abrir com os dentes as embalagens não é o único hábito que prejudica a saúde de seus dentes. Confira:

- Usar palito após as refeições: muitos usam o palito como se fosse um fio dental, enfiando o palito entre os dentes, o que acaba comprimindo a papila gengival. Isso pode causar a retração óssea e da gengiva e criar mobilidade nos dentes.

- Morder tampa de canetas: este hábito pode levar à erosão dental. Como acabamos mordendo sempre na mesma região, pode ocorrer um desgaste irregular naquela área da arcada dentária.

- Roer unhas: esta mania estraga os dentes da mesma forma que as mordidas em tampas de caneta. No entanto, chega a ser ainda mais perigosa, pois embaixo das unhas há acúmulo de bactérias e resíduos que, ao entrarem em contato com os dentes e a boca, podem causar infecções.

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)