Fio dental: aliado da saúde bucal
29/05/2017
Todo mundo sabe que o fio dental tem um papel importante na saúde bucal, mas as desculpas para não usá-lo são muitas: falta de tempo, preguiça, tranca no meio dos dentes e por aí vai.
E por que só a escovação não é suficiente? Porque o fio dental vai trabalhar em lugares que sua escova não alcança, ajudando a remover a placa bacteriana que fica entre os dentes. Usá-lo todos os dias ajuda a manter os dentes saudáveis por toda vida, e ainda diminui as chances de problemas gengivais.
Quando o fio incomoda
Você tem dificuldade em passar o fio entre os dentes? Isso pode ocorrer quando se tem os dentes muito juntos, mas não serve de desculpa para não usá-lo! Neste caso o indicado é comprar um fio mais fino e achatado, podendo até ser uma fita dental ao invés do próprio fio.
Conversar com seu dentista também é sempre uma maneira segura de lidar com qualquer dúvida ou dificuldade que você possa ter para cuidar do seu sorriso. O importante é não desleixar desse cuidado. O fio dental é recomendado, no mínimo, uma vez ao dia.
Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, uso a seguinte técnica:
- Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
- Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
- Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
- Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
- Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.