Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Cuidado ao buscar informações sobre saúde bucal na internet


25/05/2017

A inflamação que surgiu do dia para a noite, a afta que não passa ou o produto que deixa o dente mais branco em uma aplicação: estas são algumas das informações buscadas na internet para resolver problemas que deveriam ser diagnosticados da maneira correta por um dentista.

É claro que existem vários sites confiáveis, porém também existe o dobro de páginas com informações deturpadas ou até mentirosas!

Mas como saber o que estou lendo é certo ou errado? A indicação é que você busque sites condizentes com os protocolos das principais instituições de classe e órgãos regulatórios da área, por exemplo: Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselho Regional de Odontologia (CRO), Associação Brasileira de Odontopediatria (AB-Odontopediatria), Ministério da Saúde (MS), Associação Latinoamericana de Odontopediatria entre outros.

Além disso, ao buscar uma solução para seu problema bucal em sites é importante lembrar que apesar de haver protocolos definidos para cada situação, nem sempre um tratamento que deu resultado positivo para um paciente adequa-se a todos os outros, na mesma situação. Por isso, é muito importante que o paciente seja examinado pelo dentista, para que ele tenha um tratamento adequado e individualizado, porque a internet jamais deve substituir a consulta.

Apesar de tudo, a internet é sim um lugar com muitas informações que podem auxiliar, principalmente na prevenção de doenças. Para as crianças, por exemplo, existem ótimos aplicativos que auxiliam na higiene oral da maneira correta.

De qualquer maneira, ao surgir qualquer problema ou dúvida sobre seus dentes, visite seu dentista. Somente ele pode indicar o tratamento correto para o seu caso.

Dicas para não ser enganado:

- Preste atenção na fonte da notícia. Se possível busque o site original antes de compartilhar.

- Sites e blogs de odontologia são fontes confiáveis de notícias e assuntos relacionados à saúde bucal.

- Cuidado com manchetes muito sensacionalistas como “Método natural promete clarear os dentes sem custo”. Muitas pautas da mídia são baseadas em resultados de uma só pesquisa científica e os dados nem sempre são descritos com fidelidade.

- Desconfie de soluções simples e mirabolantes para problemas complexos.

- Existem dois sites muito interessantes especializados em desmascarar notícias falsas: E-farsas e Boatos.org.

- Não tome notícias de sites de humor como verdade.

- Antes de compartilhar, leia além da manchete e veja a data da reportagem. Muita notícia antiga reaparece por aí e acaba viralizando mais de uma vez.

- Suspeite de campanhas que prometem reverter curtidas em dinheiro.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)