Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Onde você guarda a sua escova de dente?


24/05/2017

Ela é protagonista da higiene bucal, mas nem sempre é tratada com o cuidado merecido. A escova de dente é uma importante ferramenta para deixar nossos dentes limpos e livres de bactérias. Porém, nem todas as pessoas se preocupam em guardá-la da maneira correta.

A escova é extremamente pessoal, por isso devemos evitar que ela tenha contato com outras, o que geralmente não acontece quando "juntamos as escovas de dente" no mesmo copo, ou suporte. Frescura ou paranoia? Não! É que a escova fica em contato com a flora bacteriana, podendo transmitir desde cárie, faringite até diarreia.

Além de evitar o contato entre escovas, também é importante guardá-la em um local apropriado. Ela não deve ficar próxima ao vaso sanitário, já que respingos de água de vaso sanitário podem chegar à escova com a ativação da descarga. A indicação é que as escovas sejam guardadas secas em armários ou espaços individuais, mas longe de outros objetos, como escovas de cabelo.

Principais recomendações para evitar contaminações com sua escova dental:

- Nunca compartilhe escovas de dentes. Não importa se a escova é do seu filho, do seu marido ou mãe.

- Depois de escovar os dentes, lave a escova com bastante água, tanto as cerdas, como o cabeçote. Guarde sua escova na posição vertical. Se outras escovas dividirem o mesmo recipiente, garanta que elas não entrem em contato uma com as outras.

- Nada de soluções caseiras, como colocar a escova de dentes na lava-louça, no microondas ou seja lá onde for. Essas medidas podem comprometer o material.

- Não guarde as escovas em ambiente fechado nem com tampas. O ambiente úmido só contribuirá para a proliferação das bactérias.

- Mantenha o recipiente com as escovas de dentes pelo menos a um metro de distância do vaso sanitário. Outra medida preventiva é baixar a tampa antes de dar descarga e mantê-lo nessa posição sempre que não estiver sendo usado. - Troque a escova de dente a cada três meses, pelo menos.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)