Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Longevidade: como o aumento da expectativa de vida exige mais cuidados com a saúde bucal


23/05/2017

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que em 2016 a população ganhou três meses e 14 dias de vida, quando comparado a 2015. A expectativa de vida vem aumentando gradualmente em nosso país. Hoje, o brasileiro vive em média 75 anos.

Chegar à terceira idade de maneira saudável e com bem-estar é o sonho de muitos. E a saúde bucal deve fazer parte desta lista de desejos, afinal é ela que garante uma série de benefícios ao nosso corpo.

Problemas que podem ocorrer na terceira idade:

Redução da capacidade gustativa - a redução de sentir o doce, salgado, amargo e ácido é verificada a partir dos 50 anos e atinge cerca de 80% dos pacientes idosos. Isso ocorre porque, com o avanço da idade, o número de botões gustativos na papila diminui significativamente, principalmente após os 70 anos.

Alterações nas glândulas salivares - a função adequada das glândulas salivares é essencial para todos os aspectos das funções bucais. A saliva ajuda na proteção dos tecidos bucais, lubrificando a mucosa, prevenindo a desmineralização e promovendo a remineralização dos dentes. As alterações nas glândulas salivares podem provocar xerostomia (boca seca) e diminuição na produção da amilase salivar, o que dificulta a deglutição e posterior digestão dos alimentos.

Alterações nos dentes - dos problemas bucais existentes no paciente da “melhor idade”, a perda de dentes é um dos mais frequentes. Essa perda influenciará na mastigação e, consequentemente, na digestão, bem como na gustação, na pronúncia e na estética.

Visitar o dentista é para todas as idades

A visita periódica ao dentista é importante em todas as idades! Equivocadamente, muitos idosos acham que por usar prótese (popular dentadura) não precisam ir mais ao dentista.

Devido a todas as alterações que ocorrem na boca com o passar dos anos de vida, aumenta a necessidade de buscar atendimento profissional.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)