O que você precisa saber sobre os dentes do bebê e da criança
18/05/2017
Uma das lembranças mais doces da infância dos filhos que os pais guardam com certeza é o sorriso. Porém é preciso ter alguns cuidados para que os pequeninos cresçam e mantenham dentes fortes e saudáveis. E cada etapa da vida exige uma atenção especial com a saúde bucal. Confira:
Antes dos primeiros dentinhos
Enquanto o bebê não tem nenhum dente, as bactérias que causam a cárie são engolidas, sem danos à saúde bucal. No entanto, ao nascer o primeiro dentinho - geralmente a partir dos 6 meses de vida -, elas encontram uma superfície para se apoiar e, assim, a cárie pode surgir. É aí que as mamães devem estar muito atentas: a partir deste período é fundamental fazer a higiene bucal adequada.
A escova deve ser pequena, macia e adequada para a idade. Não exagere na quantidade de pasta dental! Para bebês, o ideal é colocar uma porção do tamanho de um grão de arroz cru.
Dentição completa
Entre 2 anos e meio e 3 anos a maioria das crianças já têm todos os dentes de leite. E por volta dos 5 ou 6 anos de vida inicia a troca pelos dentes permanentes, que pode se estender até os 12 anos.
Nesta fase as crianças já podem iniciar a escovação sozinhas, porém é importante que os pais fiscalizem a ação. Aliás, para estimular o hábito da higiene bucal é importante que os adultos dêem o exemplo.
Recomendações
- Troque a escova a cada três meses mais ou menos;
- As escovações devem ser feitas sempre após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar);
- Em caso de consumo de algo muito rico em açúcar entre as refeições também é aconselhável que seja feita a escovação;
- Para aquelas crianças que já têm os dentes próximos um dos outros uso do fio dental também é importante;
- Para dentes bonitos e fortes é fundamental que a criança tenha uma dieta balanceada, rica em verduras, frutas e legumes. O consumo de itens ricos em açúcar, como balas, chocolates e refrigerantes, deve ser evitado ao máximo.
- Ah, e a visita ao dentista, ou odontopediatra, deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano!
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.