Higiene bucal: a saúde do corpo todo agradece
15/05/2017
A higiene bucal vai muito além de manter os dentes limpos e o hálito bom. A falta de cuidados com a boca pode causar várias doenças, desde doenças autoimunes até a perda precoce de dentes e alguns tipos de câncer.
A melhor forma de evitar complicações é evitar a doença periodontal, que se característica como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. Seu tratamento é feito através da raspagem para a remoção do tártaro, sempre realizada por um especialista, claro.
Recomendações para dentes saudáveis:
1. Escove os dentes, sem pressa, no mínimo três vezes ao dia.
2. Use creme dental com flúor e uma escova com cerdas macias e com tamanho apropriado para a sua boca.
3. Lembre-se de trocar a escova de dente a cada três meses ou sempre que as cerdas estejam gastas. Cuidado para manter sua escova limpa e seca: escovas que são guardadas úmidas propiciam o crescimento de bactérias.
4. Para o fio dental é importante cortar um pedaço de tamanho adequado e usar uma parte limpa para cada dente. Passe o fio em cada um dos espaços entre os dentes, com cuidado para não traumatizar a gengiva. Passe também, com muita delicadeza, o fio no sulco entre a gengiva e o dente. Repita esta operação para todos os dentes.
5. Vá ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.