Dentes do siso: eles podem entortar outros dentes?
11/05/2017
Os dentes do siso começam seu processo de erupção no final da adolescência. No mesmo período, algumas pessoas observam o apinhamento dos dentes inferiores. Mas será que isso tem relação com o nascimento dos sisos?
Apesar de haver muita controvérsia sobre o assunto, não existe evidência científica de que isso seja verdade. O que acontece é que o apinhamento do arco dentário inferior (dentes tortos) é comum e tende a tornar-se mais acentuado com o aumento da idade. Os dentes podem entortar independentemente da presença dos sisos.
O crescimento tardio que ocorre na mandíbula e o padrão de amadurecimento da face são as causas mais sustentáveis para o apinhamento tardio dos dentes. Esse crescimento tardio pode coincidir com o aparecimento dos sisos, o que leva a interpretação incorreta.
Para garantir dentes alinhados, o melhor é o acompanhamento com um ortodontista. Somente ele pode avaliar cada situação, indicando ou não a extração do dente do siso quando julgar necessário, evitando procedimentos que não sejam essenciais e mantendo a saúde bucal em dia.
Quando a extração é necessária
Apesar de bem tranquila e sem motivos para temer, a extração dos sisos, como toda cirurgia, exige cuidados especiais no pós-operatório. Evitar a ingestão de alimentos quentes, tomar a medicação da maneira que foi orientado, evitar bebidas alcoólicas e manter a higiene bucal são alguns dos cuidados. E o mais importante: siga todas as recomendações de seu dentista!
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.