Higiene bucal: mais saúde e prevenção para seus dentes

09/05/2017

Tanto se fala em higiene bucal, mas você sabe o que significa este termo? A higiene bucal é a prática de manter os dentes e gengivas limpos e saudáveis para evitar problemas dentários como tártaro, gengivite, periodontite, cárie e outras doenças.

Como já falamos em matérias anteriores, a prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorosa de se cuidar da saúde bucal, evitando o tratamento de problemas que poderiam gerar incômodos.

Como ter uma boa higiene bucal?

A orientação é escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), e o fio dental deve ser utilizado em no mínimo numa dessas escovações.

Procure usar produtos com flúor, como cremes dentais, pois protegem e fortalecem os dentes. Além disso procure consumir alimentos saudáveis, com mais frutas, verduras e sucos naturais e menos doces e refrigerantes, e faça visitas regulares ao dentista.

Qual é a finalidade da higiene bucal?

– Prevenir e evitar a formação da placa bacteriana, que se forma sobre as superfícies duras dos dentes. Ela pode ocasionar problemas como o tártaro, as cáries, a gengivite e periodontite ou doença periodontal.

– Proporcionar qualidade de vida. Uma pessoa com os dentes estragados, ou sem dentes, não consegue mastigar bem os alimentos ou falar corretamente. Além disso ela pode evitar situações embaraçosas como o mau hálito ou um sorriso desagradável.