Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

A osteoporose pode prejudicar a saúde bucal?


08/05/2017

A osteoporose é uma doença que afeta todo o corpo de forma progressiva e é caracterizada pela diminuição da massa óssea, levando à fragilidade do osso e aumentando o risco de fraturas. As mulheres em período pós-menopausa são as mais atingidas pela enfermidade, quase um terço delas podem ser acometida pela doença.

Por causa da baixa densidade óssea, alguns problemas dentários podem estar relação com o surgimento da osteoporose. Dentes soltos, gengivas destacando-se dos dentes ou retração gengival, além de próteses mal ajustadas ou soltas.

A boa notícia é que especialistas afirmam que a prevenção é a melhor forma de tratamento da osteoporose. Largar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro de maneira moderada são de grande valia.

Formas de prevenção básicas:

- O consumo de alimentos ricos em cálcio — leite e seus derivados (queijos, coalhadas, requeijão, iogurtes, etc.) são fundamentais em dietas para evitar osteoporose. Além disso, o uso de suplemento de cálcio é comum na terceira idade.

- Manter os níveis adequados de vitamina D no organismo, se expondo ao sol diariamente sem uso de filtro solar, durante 10 minutos apenas, entre as 10 e 16 horas.

- Cuidar da higiene diária (uso de fio dental, escovação após refeições) e acompanhamento com dentista.

- Mulheres devem ainda estar atentas à menopausa, já que hormônio feminino estrógeno é um grande protetor dos ossos. Por isso, quando chegam a essa fase, há uma grande queda no nível desse hormônio, o que pode a deixar mais suscetível aos problemas ósseos.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)