A osteoporose pode prejudicar a saúde bucal?
08/05/2017
A osteoporose é uma doença que afeta todo o corpo de forma progressiva e é caracterizada pela diminuição da massa óssea, levando à fragilidade do osso e aumentando o risco de fraturas. As mulheres em período pós-menopausa são as mais atingidas pela enfermidade, quase um terço delas podem ser acometida pela doença.
Por causa da baixa densidade óssea, alguns problemas dentários podem estar relação com o surgimento da osteoporose. Dentes soltos, gengivas destacando-se dos dentes ou retração gengival, além de próteses mal ajustadas ou soltas.
A boa notícia é que especialistas afirmam que a prevenção é a melhor forma de tratamento da osteoporose. Largar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro de maneira moderada são de grande valia.
Formas de prevenção básicas:
- O consumo de alimentos ricos em cálcio — leite e seus derivados (queijos, coalhadas, requeijão, iogurtes, etc.) são fundamentais em dietas para evitar osteoporose. Além disso, o uso de suplemento de cálcio é comum na terceira idade.
- Manter os níveis adequados de vitamina D no organismo, se expondo ao sol diariamente sem uso de filtro solar, durante 10 minutos apenas, entre as 10 e 16 horas.
- Cuidar da higiene diária (uso de fio dental, escovação após refeições) e acompanhamento com dentista.
- Mulheres devem ainda estar atentas à menopausa, já que hormônio feminino estrógeno é um grande protetor dos ossos. Por isso, quando chegam a essa fase, há uma grande queda no nível desse hormônio, o que pode a deixar mais suscetível aos problemas ósseos.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.