Bebida alcoólica x saúde bucal
02/05/2017
É comum ouvir que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas desencadeia uma série de problemas para o corpo. Porém, pouco ouvimos falar nos prejuízos que elas causam para a saúde bucal!
Boa parte das bebidas alcoólicas são extremamente ácidas. O ácido possui um efeito muito agressivo aos dentes, pois dissolve a camada protetora de cálcio que fica sobre os dentes. Com o desgaste do esmalte dental, os nervos ficam mais expostos, potencializando sensibilidade, dor e a cárie.
Os vinhos, por exemplo, são bebidas extremamente ácidas. O vinho seco é ainda mais ácido que o tinto. Já o espumante possui dióxido de carbono em suas bolhas.
Assim como outros perigos para a saúde bucal, os prejuízos da bebida alcoólica são maiores quando a pessoa não toma os cuidados devidos com a higienização dos dentes.
A melhor opção é evitar o consumo de bebidas alcoólicas, porém para os que mesmo assim desejam continuar a ingerir este tipo de bebida, alguns cuidados devem ser tomados tais como: enxaguar a boca logo após o seu consumo, esperar cerca de 1h30 para poder escovar os dentes e visitar o dentista ao menos a cada seis meses.
Combinação perigosa
Pesquisas apontam que alcoólatras que fumam têm 100 vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de boca. Possivelmente, o álcool atua como um solvente, permitindo que os agentes carcinogênicos do tabaco penetrem nos tecidos, ou pode agir como um agente catalisador desses agentes do tabaco.
Além dos riscos para a boca, o abuso do álcool é responsável por aproximadamente 350 doenças físicas e psíquicas.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.