Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Amamentação noturna: será que ela pode causar cáries?


27/04/2017

Muitas mães têm dúvidas se a amamentação noturna pode deixar o bebê exposto à carie. Algumas chegam a fazer o desmame durante este período do dia de tantos comentários que ouvem. Porém, não é preciso chegar a esse extremo.

Para bebês em aleitamento materno exclusivo (até os seis meses de idade), a limpeza da boca e língua com gaze embebida em água filtrada é uma medida de condicionamento para acostumar o bebe com a higiene bucal.

Porém a amamentação noturna por si só não causa cárie. O que pode causar cáries é a alimentação noturna com leite artificial, tanto que o nome popular é "cárie de mamadeira".

A vantagem do leite materno é que ele atua nesse caso como um fator protetor da boca e suas mucosas, porém deve ser sempre acompanhado de uma boa higiene bucal, com pelo menos uma escovação diária eficiente para crianças que já começaram sua introdução alimentar, acompanhada de uma alimentação livre de açúcares industrializados.

Escovando os dentinhos do bebê

Assim que surgirem os primeiros dentinhos, é importante que os pais substituam a gaze pela escova. Confira:

- Escove os dentes do bebê duas vezes por dia, de manhã e logo antes da hora de dormir.

- Use uma quantidade mínima de pasta com flúor (que apenas "suje" a escova de dentes; como referência pense em algo equivalente a meio grão de ervilha).

- Faça movimentos de escovação suaves tanto nas paredes internas como nas externas dos dentinhos. Não se esqueça da língua, para não haver acúmulo de bactérias que causam mau hálito. Como a quantidade de creme dental é realmente bem pequena, não há necessidade de enxágue (porém, crie o hábito logo que o bebê conseguir cuspir).

- Troque a escova assim que as cerdas começarem a se desgastar ou a entortar.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)