Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Conheça as especialidades da odontologia e suas funções


18/04/2017

Quando estamos com algum problema nos dentes recorremos ao dentista, afinal é ele que trata todo o tipo de situação em nossa boca, certo? Bem, em certa parte está correto, porém assim como na medicina, em que há especialidades para tratar de cada parte do corpo, a odontologia também tem profissionais que entendem de situações específicas de nossa saúde bucal. Confira:

Clínico geral

O cirurgião-dentista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca, maxilares e todas as suas estruturas anexas. Ele é quem faz a primeira análise do problema e, dependendo da situação, indica para um profissional especializado.

Odontopediatra

Ele cuida da saúde bucal das crianças a partir dos seis meses de idade. Sua função é acompanhar o desenvolvimento do rosto e arcada dentária. Além disso fazer um acompanhamento com este profissional desde cedo é importante para o desenvolvimento da fala e mastigação nos primeiros anos de vida.

Ortodontista

Quem ajuda a organizar os nossos dentes deixando o nosso sorriso mais bonito e alinhado. Ele é responsável pelos aparelhos ortodônticos, fixo ou móvel, e ajuda na prevenção e tratamentos dos problemas de crescimento e desenvolvimento do rosto, dos arcos dentários e da mordida.

Odontologia estética / dentística

Tem como foco principal a estética do sorriso. Clareamentos dentais, o uso de resinas diretas, lentes de contato e peeling gengival são alguns dos serviços prestados por essa especialidade.

Endodontista

Esse especialista é responsável pela nossa polpa dentária, que fica dentro dos dentes, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, responsáveis pela sustentação, nutrição e defesa dos dentes. Esse também é o dentista que cuida do tratamento de canal visando a manutenção do dente na cavidade bucal.

Periodontista

É o dentista que estuda e trata de todas as doenças relacionadas à gengiva e periodontos, conhecidas como doenças periodontais. Ele cuida do sistema de implantação e suporte dos dentes para que eles permaneçam firmes e fortes na boca.

Implantodontista

É responsável por deixar o nosso sorriso completo com a inserção de próteses fixas, chamadas de implantes. Essa especialidade não é a mesma coisa que o protesista, pois trabalha apenas com a reposição de um ou todos ou dentes.

Cirurgião buco-maxilo-facial

É aquele que trata de forma cirúrgica as doenças da cavidade bucal ou que sejam interligadas a ela, como traumatismo e deformidades faciais.

Disfunção temporomandibular e dor facial

Essa é uma especialização mais recente da odontologia que trata de alterações patológicas da ATM, articulação temporomandibular. É o profissional que você procura caso esteja com bruxismo. Além disso, ele também trata deformidades, traumatismo e dores do processo facial que articulam o crânio e a mandíbula.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)