Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Fio e fita dental: qual a diferença?


17/04/2017

O fio e a fita dental são fundamentais na higienização bucal, ajudando a prevenir a doença periodontal e as cáries. Mas você sabe qual a diferença entre as duas? Apesar de similares, têm sutis diferenças entre si.

A fita dental é mais fina e achatada. Já o fio tem vários filamentos em formato cilíndrico, caso não seja do tipo monofilamento. Dependendo da característica da arcada, o fio poderá se mostrar mais sujeito a esgarçar e partir durante o uso.

O mercado oferece diversas marcas de fitas e fios dentais de nylon, encerados ou não e com uma grande variedade de sabores. Embora os preços variem entre eles, é importante que a pessoa teste algumas opções para poder escolher a versão com a qual se sente mais confortável.

Se você ficar em dúvida sobre qual tipo usar, procure um dentista. Ele vai conseguir olhar o formato dos seus dentes e ainda pode fazer um teste, onde irá conseguir identificar bem qual o melhor modelo pra você utilizar.

O que não pode é desistir do uso desse acessório, tão relevante quanto à escova e à pasta para a saúde bucal.

Aprenda a usar corretamente o fio/ fita dental

- Corte 40 a 50 em de fio e enrole nos dedos médios das mãos deixando a maior parte na mão direita. À medida que os dentes vão sendo limpos, desenrole o fio da direita e vá enrolando na esquerda, para estar sempre usando uma parte limpa do fio dental;

- Deslize o fio/ fita entre dois dentes, introduzindo-o suavemente para não machucar a gengiva, faça movimento de vai-e-vem, no sentido da gengiva para o dente. Repita esse movimento em todos os dentes, inclusive nos do fundo da boca;

- Para a arcada superior, pegue o fio com o dedo indicador da mão esquerda e o polegar da mão direita separados por 3 a 4 centímetros um do outro e introduza com cuidado até ultrapassar o ponto de contato que une dois dentes vizinhos. Primeiramente você deve passar o fio num dente, deslizando contra sua face lateral e fazendo movimentos de cima para baixo.

- Existe um acúmulo de placa que não podemos ver no dia a dia, mas ela está lá, sempre atuando quando não é removida. Para removê-la, os movimentos com o fio devem estender-se até 1 ou 2 mm para dentro da gengiva, já que é nesse local que a placa se acumula e não podemos vê-la. Depois, contorne a ponta da gengiva, que fica entre os dentes, fazendo o mesmo movimento junto ao dente vizinho;

- Para os dentes de baixo, o fio deve ser pego com os dois dedos indicadores. O modo de usar o fio é o mesmo citado anteriormente.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)