Conheça os estágios da gengivite

12/04/2017

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, que envolve e sustenta os dentes. Ela ocorre por causa da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes.

Quando não removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

São três os estágios da doença periodontal:

1º estágio - Gengivite

Quando a escovação e o uso do fio dental diariamente não são suficientes para remover a placa bacteriana, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.

2º estágio – Periodontite

Neste estágio o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.

3º estágio - Periodontite avançada

No estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Quando detectada em estágio inicial, a gengivite pode ser revertida. Fique atento a qualquer um dos seguintes sintomas:

- Gengiva vermelha, inchada ou flácida.

- Gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental.

- Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.

- Gengiva que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.

- Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.

- Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.

- Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

Tratamento

A escovação e o uso de fio dental corretos podem reverter a gengivite nos primeiros estágios. Porém, a limpeza feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu - o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.

Com consultas regulares a seu dentista, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório odontológico.