Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Bruxismo: ela também pode ocorrer na infância

11/04/2017

Seu filho tem o hábito de ranger ou apertar muito os dentes, principalmente durante o sono? Ele pode estar com bruxismo! A ação, que na maioria das vezes é involuntária, pode ter diferentes causas e gerar diversas complicações.

Quando ocorre antes dos seis anos de idade, o bruxismo é entendido como um fator fisiológico. Isso porque há uma tentativa de busca de equilíbrio para a mordida, já que os dentes ficam com tamanhos diferentes. Descartado este fator, outras situações podem desencadeá-lo:

- Alteração na respiração;

- Deficiências nutricionais;

- Fatores emocionais;

- Estresse;

- Hiperatividade;

- Hábitos alimentares inadequados.

A atenção dos pais é essencial na identificação do problema. Já o tratamento pede uma abordagem multidisciplinar. O primeiro passo é levá-lo ao dentista, que pode desenvolver uma placa de mordida para evitar o desgaste dos dentes. Depois é preciso entender qual o motivo do hábito. Para isso, vale procurar a ajuda de um psicólogo.

O que o bruxismo pode causar:

• Dores de cabeça: como a estrutura muscular da cabeça está conectada com a da mastigação, o estímulo excessivo a deixa tensa e isso dispara as dores.

• Zum-zum no ouvido: a rigidez nos músculos instiga o zumbido como forma de igualar a pressão na cabeça.

• Dores musculares: por causa das contrações constantes, a musculatura fica cansada. Daí é normal acordar com a bochecha dolorida.

• Desgaste do sorriso: a força do apertamento compromete o esmalte dentário e pode até causar fissuras e quebras. Quando isso acontece, o dente fica mais sensível a temperaturas altas e baixas.

• Problemas na articulação: o bruxismo pode desencadear a disfunção da articulação temporomandibular, com deslocamento da mandíbula, estalos e dores na região.

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)