Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Ajude seu filho a não ter medo de dentista


10/04/2017

O medo, ou até fobia, de dentista pode trazer uma série de complicações para a saúde bucal das crianças. Ao deixar de visitar o profissional, elas estão mais propensas a terem doenças bucais.

Para enfrentar esse problema é importante que os pais levem seus filhos ao dentista desde cedo, assim o consultório se torna algo familiar, que faz parte da vida delas. Deste modo elas não terão motivo para ter medo.

Já crianças mais velhas, que têm contato com o dentista pela primeira vez depois dos 5 ou 6 anos, costumam carregar consigo uma ideia pré-concebida da consulta no dentista. A maior parte baseada na percepção que os pais têm do atendimento odontológico.

Aliás, pais que têm medo de dentista costumam transferir esse medo aos filhos, mesmo sem querer. Frases como ‘não vai doer nada’ e ‘não precisa ter medo’ já servem como gatilho para a criança. Tem ainda quem use a ida ao consultório como punição: ‘o dentista vai lhe dar uma injeção enorme se você não se comportar’. Por isso é importante que os comentários sejam positivos, como falar sobre a importância de tratar os dentes e se mostrar calmo e confiante no consultório.

Algumas dicas:

- Leve a criança ao dentista regularmente para uma consulta de prevenção. Isso ajuda no comportamento futuro, pois ela percebe que o dentista é amigo, e não uma ameaça, já que, nas consultas, ela não sentirá dor.

- Em casos em que a criança tenha alguma lesão de cárie pequena, o ideal seria usar abordagens menos agressivas, como é o caso do Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Nesse tipo de procedimento, são utilizados somente instrumentos manuais (sem o motorzinho), reduzindo a ansiedade da criança durante o atendimento.

- Explique que o dentista vai cuidar da boca dela, que se preocupa com ela, assim como o pediatra.

- Sempre que possível, leve a profissionais especializados em atender crianças. - Oriente as pessoas que têm contato com a criança, inclusive primos, a não brincar que o dentista vai arrancar o dente dela com alicate.

- Leve a criança a uma de suas consultas no dentista, para você servir de exemplo.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)