Alimentos com corantes mancham os dentes?
10/04/2017
A falta de tempo em preparar alimentos em casa faz com que muita gente acabe consumindo produtos industrializados. Boa parte desses produtos contém corantes, e outras químicas. Sucos artificiais, refrigerante e molho de tomate industrializado são alguns exemplos que estão corriqueiramente presentes em nossa alimentação e têm corante em sua composição.
O consumo excessivo deles, aliado ao passar dos anos e à falta de higiene bucal devida, pode ocasionar manchas ou o amarelamento dos dentes. Isso ocorre porque o que proporciona cor aos dentes é a dentina, tecido que está logo abaixo do esmalte dental, que por sua vez é a camada mais externa e protetora. Apesar de não parecer, o esmalte do dente é poroso, quando essas comidas e bebidas são consumidas com frequência e a higienização não é correta os dentes podem ficar manchados.
Um dos cuidados indicados após ingerir os alimentos com pigmentação forte ou muito ácido é fazer um bochecho com água. Também procure escovar os dentes cerca de 20 minutos depois da ingestão de alimentos ácidos, assim você evita a abrasão das superfícies desmineralizadas e permite a ação remineralizadora da saliva.
A boa notícia é que a escovação promove uma retirada mecânica desses pigmentos mais superficiais, que estão aderidos apenas ao biofilme do esmalte.
Clareamento deve ser usado como último recurso
No último caso, quando o corante já está em contato com a dentina, o amarelamento só pode ser removido com clareamento dental. Embora haja solução através do clareamento para boa parte das manchas, é importante o paciente lembrar que ele não deve ser usado como desculpa para a falta de higiene bucal. Por isso, o melhor ainda é cuidar da alimentação e manter bons hábitos de escovação.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.