Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Alimentos com corantes mancham os dentes?


10/04/2017

A falta de tempo em preparar alimentos em casa faz com que muita gente acabe consumindo produtos industrializados. Boa parte desses produtos contém corantes, e outras químicas. Sucos artificiais, refrigerante e molho de tomate industrializado são alguns exemplos que estão corriqueiramente presentes em nossa alimentação e têm corante em sua composição.

O consumo excessivo deles, aliado ao passar dos anos e à falta de higiene bucal devida, pode ocasionar manchas ou o amarelamento dos dentes. Isso ocorre porque o que proporciona cor aos dentes é a dentina, tecido que está logo abaixo do esmalte dental, que por sua vez é a camada mais externa e protetora. Apesar de não parecer, o esmalte do dente é poroso, quando essas comidas e bebidas são consumidas com frequência e a higienização não é correta os dentes podem ficar manchados.

Um dos cuidados indicados após ingerir os alimentos com pigmentação forte ou muito ácido é fazer um bochecho com água. Também procure escovar os dentes cerca de 20 minutos depois da ingestão de alimentos ácidos, assim você evita a abrasão das superfícies desmineralizadas e permite a ação remineralizadora da saliva.

A boa notícia é que a escovação promove uma retirada mecânica desses pigmentos mais superficiais, que estão aderidos apenas ao biofilme do esmalte.

Clareamento deve ser usado como último recurso

No último caso, quando o corante já está em contato com a dentina, o amarelamento só pode ser removido com clareamento dental. Embora haja solução através do clareamento para boa parte das manchas, é importante o paciente lembrar que ele não deve ser usado como desculpa para a falta de higiene bucal. Por isso, o melhor ainda é cuidar da alimentação e manter bons hábitos de escovação.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)