Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Diabéticos devem ter mais cuidados com a saúde bucal. Saiba por quê


05/04/2017

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Além de desencadear uma série de problemas, quando não tratada da maneira correta, o diabetes também pode prejudicar a saúde bucal.

Pesquisas revelam que pessoas afetadas pela doença apresentam um maior índice de problemas como gengivite (doenças da gengiva) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas). O contrário também pode ocorrer: doenças da gengiva podem afetar o diabetes, isso porque a pessoa fica mais vulnerável às infecções, pois o corpo diminui a capacidade de combater bactérias.

A orientação é que os portadores de diabetes redobrem a atenção com a saúde bucal. No caso de usar dentaduras, é importante a higienização diária da mesma. Além disso, evitem fumar e visitem regularmente o cirurgião-dentista, comunicando-o sempre seu estado de saúde e os remédios que fazem parte de sua rotina.

Cuidados essenciais do diabético para a saúde bucal

• Controle glicêmico;

• Realize uma escovação perfeita: use fio dental e escove bem toda a superfície dos dentes;

• Cuidar bem dos dentes e gengiva: examinar com frequência se há feridas, sangramentos, dor;

• Visita periódica ao dentista, pelo menos a cada 6 meses;

• Não se submeter a qualquer tratamento dentário se estiver com a glicemia descompensada, além de consultar sempre que possível seu médico endocrinologista caso vá fazer algum tratamento mais invasivo (extração e cirurgia, por exemplo);

• Se uma cirurgia ou extração se fizer necessária, é recomendável que a glicemia não esteja acima de 200mg/dl, uma vez que ela pode dificultar a cicatrização e o restabelecimento dos tecidos, além de favorecer infecções. O controle da glicemia é essencial antes, durante e depois da cirurgia para evitar problemas.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)