Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Saiba como higienizar adequadamente a prótese dentária


04/04/2017

A prótese dentária, popularmente conhecida como “dentadura”, precisa de cuidados adequados! Mas você sabe como higienizá-la corretamente? Confira algumas dicas:

Evite deixá-la cair

Para quem usa prótese removível, é aconselhável a preparação de um local adequado para a higienização. Como ela é confeccionada com um material que desgasta conforme o uso, quedas sucessivas podem gerar “mini trincas” internas, imperceptível a olho nu, mas que somadas resultar em sua quebra. O indicado é colocar uma toalha ou tapete embaixo da pia, para suavizar o impacto, no caso de quedas.

Na hora da higienização

Prótese Fixa

1 - Deve ser escovada como se fosse os dentes naturais, ou seja, com o uso de escova e pasta.

2 - Em alguns casos, é necessário também o uso de fio dental diariamente, porém de uma maneira especial. Com o auxílio de passa-fios, este será passado por cima da ponte, limpando entre a prótese e a gengiva de cima.

Próteses Removíveis

1 - Alguns profissionais recomendam não utilizar pasta de dente comum e sim essas indicadas para próteses removíveis. Pode-se substituir essas pastas especiais por sabão neutro. Esse cuidado todos é porque a pasta de dente normal vai deixando a resina das próteses muito porosas, facilitando o acúmulo de placas bacterianas e pigmentos.

2 - A complementação da higiene da prótese com a colocação de produtos efervescentes é muito bem indicada.

3 - Examine também com frequência os locais onde sua prótese assenta. Ao surgirem feridas, ou dores localizadas, você saberá precocemente. Sendo assim, marque logo uma consulta com seu dentista.

Cuidados especiais

A prótese removível não deve ficar em ambiente seco, ou ela está instalada na boca ou ela está mergulhada em um recipiente com água. Deve-se evitar uso de água quente ou morna, pois pode deformar a prótese, perdendo a adaptação adequada da mesma.

Com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Estas mudanças podem fazer com que sua prótese fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Você deve consultar seu dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação, estas próteses não devem ser utilizadas por mais de cinco anos.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070