Feridas na boca: causas e tratamentos

27/03/2017

Afta, herpes labial, “sapinho”. São várias as doenças que podem acometer nossa boca. Você sabe quais são e como tratá-las? Listamos a seguir os casos mais comuns e dicas que podem lhe ajudar.

Confira:

Ardência na boca

Normalmente causa muita dor na língua, palato (céu da boca), gengiva, dentro das bochechas e área da garganta, podendo durar meses ou até anos. A determinação da causa não é simples, pode ocorrer devido a deficiências nutricionais, boca seca, candidíase bucal, diabetes, alterações hormonais, determinados medicamentos ou por depressão. Medicamentos podem ser prescritos para aliviar a sensação de ardência.

Candidíase

Conhecida como “sapinho”, é uma infecção causada por fungos que pode ocorrer na boca ou garganta, normalmente quando o sistema imunológico está baixo. Os sintomas incluem: manchas brancas, dor de garganta, dificuldade para engolir e rachaduras nos cantos da boca (queilite). Para tratá-la é preciso usar medicamentos antifúngicos.

Afta

Ela aparecem como pequenas lesões de cor branca ou amarela com a borda vermelha, não sendo contagiosa. Sua manifestação ocorre mais frequentemente na boca, língua, áreas internas da bochecha, lábios, gengiva e garganta. A causa exata da afta ainda não é clara, porém um trauma ou uma outra lesão na boca podem ser os responsáveis. Outras possíveis causas podem ser a sensibilidade a alguns tipos de alimentos, mudanças hormonais e estresse.

Geralmente essas lesões desaparecem sozinhas, entretanto, se doerem, alguns analgésicos tópicos de venda livre e enxaguantes bucais antimicrobianos podem proporcionar alívio temporário.

Herpes labial

São lesões causadas pelo vírus do herpes simples (HSV)-1 na forma de bolhas ou de crostas e que normalmente aparecem nos lábios, embora possam desenvolver-se embaixo do nariz ou do queixo. Elas são altamente contagiosas e podem estourar, permitindo que os fluidos das bolhas contaminem outras regiões.

As bolhas de herpes labial normalmente somem em aproximadamente uma semana. Analgésicos tópicos de venda livre podem proporcionar alívio da dor. Seu dentista poderá prescrever medicamentos antivirais.

Leucoplasia

É uma lesão branca que normalmente se desenvolve na língua, dentro da bochecha ou no assoalho da boca e pode ser o resultado de irritações causadas por restaurações, coroas ou dentaduras mal adaptadas. Às vezes, a leucoplasia pode evoluir para o câncer bucal, portanto, é importante consultar o seu dentista caso observe o desenvolvimento dessas manchas.

O tratamento começa após a identificação da fonte da lesão. Uma vez que o agente irritante é removido, por exemplo, quando o dentista faz o ajuste de um aparelho ortodôntico, essas lesões devem desaparecer.

Sialodenite

É uma inflamação das glândulas salivares causada por uma infecção bacteriana. Devido ao inchaço da área, a deglutição pode ficar dificultada. Caso essa infecção se espalhe, a pessoa pode apresentar febre, calafrios e mal-estar. A hidratação é o primeiro passo no tratamento. Em seguida, podem ser administrados antibiótico ou encaminhar o paciente para uma cirurgia para drenar a glândula salivar.

Abscesso dentário

Ocorre quando há uma infecção bacteriana na polpa do dente. Os sintomas incluem forte dor de dente, sensibilidade a bebidas ou alimentos quentes e frios, febre e inchaço dos gânglios linfáticos.

Um tratamento de canal pode acabar com a infecção e salvar o dente. Caso o dente não possa ser tratado, um dentista irá extraí-lo e drenar o abscesso para eliminar a infecção. Um antibiótico será prescrito para parar a infecção bacteriana.

Muitas desses problemas que podem surgir na boca são inofensivos, porém outros não. Havendo qualquer alteração é importante conversar com seu dentista.

Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070