Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Odontologia do sono: o que é e para que serve?


13/03/2017

A odontologia do sono é uma área da odontologia que permite ao dentista atuar no tratamento de distúrbios respiratórios do sono como ronco, apneia obstrutiva (SAOS) e síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS). O tratamento pode ser feito através do uso de aparelho intrabucal ou da ortodontia associada à cirurgia ortognática dos maxilares.

Apneia do sono

A apneia do sono ocorre quando há a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite. Uma pessoa que sofre do problema pode ter de 30 a 300 vezes por noite episódios de apneia, o que acaba reduzindo o nível de oxigênio no sangue.

O resultado imediato da diminuição do oxigênio é um sono mais superficial e interrompido com os músculos suficientemente tensos para manter a via respiratória aberta e assim permitir que entre ar nos pulmões.

Os principais sintomas da apneia do sono são o ronco e a sonolência diurna excessiva. Ela pode ainda estar associada à hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, perturbações da memória, atenção, concentração, capacidade de trabalho, acidentes, sonolência e distúrbios emocionais.

Tratamento odontológico

A odontologia pode ajudar a solucionar boa parte dos incômodos da apneia do sono, através do uso de um aparelho intrabucal na hora de dormir. Este aparelho mantém a mandíbula firmemente avançada, esticando os tecidos da garganta e deixando o caminho livre para a entrada de ar.

Em primeiro lugar é preciso fazer uma avaliação, onde o dentista verifica as condições para a colocação do aparelho, se é necessário fazer alguns exames complementares, como a polissonografia, radiografias ou exame com o médico de sono ou otorrinolaringologista. Também é avaliada a condição dentária, verificando possíveis problemas que precisem ser tratados antes da colocação do aparelho.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)