Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Conheça as peças que compõem o aparelho fixo


07/03/2017

Braquetes, tubos e bandas ortodônticas. Quem usa aparelho dental fixo já ouviu estas palavras, não é mesmo? Mas você sabe qual a função de cada pecinha do seu aparelho? Confira:

Braquetes: são pequenos acessórios ortodônticos diretamente colados sobre os dentes que servirão de suporte para os fios ortodônticos. Podem ser encontrados em diversos tipos de materiais, principalmente metal, plástico, e cerâmico.

Tubos: são acessórios ortodônticos metálicos instalados nos primeiros e segundos molares, que podem ser colados diretamente aos dentes ou soldados sobre as bandas ortodônticas.

Bandas ortodônticas: são anéis ortodônticos fabricados com aço inoxidável, altamente resistentes à deformação, adaptados principalmente nos dentes molares (primeiros e/ou segundos) superiores e inferiores.

Ganchos: estes pequenos acessórios podem ser encontrados tanto em alguns braquetes e tubos, bem como serem confeccionados por meio da utilização de fios de aço ou de latão e soldados diretamente sobre os fios ortodônticos. Sua principal função é suportar os elásticos intermaxilares, amarrilhos, conjunto de retração etc.

Fio ortodôntico: podem ser fabricados em aço inoxidável, mas também com outros tipos de ligas, como por exemplo, o níquel titânio, titânio-molibdênio, etc. Além disso, podem apresentar diferentes secções transversais: redondo, quadrado ou retangular.

Amarilhos: são confeccionados com fios de aço inoxidável de pequeno calibre, também com a função de “prender” o fio ao braquete ou outro acessório substituindo os módulos elásticos.

Elásticos intermaxilares: são fabricados com material de látex, em diversas espessuras e tamanhos. Apresentam também diferentes funções e a sua nomenclatura varia de acordo com seu emprego.

Módulos elásticos: estes módulos servem para fixar o fio ortodôntico no interior da canaleta do braquete e, em alguns casos, auxiliar no fechamento de espaços (elástico em cadeia).

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070