Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Cuidado com os modismos, eles podem comprometer sua saúde bucal!


28/02/2017

Você já deve ter notado que vez ou outra as mídias, principalmente a internet, mostram fórmulas caseiras que prometem verdadeiros milagres para a saúde bucal. Entre eles podemos citar a fama do bicarbonato de sódio, a cúrcuma e, mais recentemente, a argila.

Infelizmente, a divulgação dessas soluções pseudomilagrosas mais atrapalha do que ajuda – e ainda pode colocar em risco a saúde bucal das pessoas, principalmente das crianças.

Muitos desses modismos – a maioria sem respaldo de estudos científicos – pode prejudicar ao invés de melhorar a saúde bucal, como desgastar o esmalte, enfraquecer o dente e aumentar a sensibilidade a alimentos quentes e frios!

Higiene e alimentação contribuem para dentes fortes

Para ter dentes fortes e bonitos não é preciso apelar para promessas, basta seguir estas duas orientações: ter uma higiene bucal diária e comer alimentos saudáveis.

Carboidratos encontrados em salgadinhos e bolachas devem ser consumidos com moderação, já que eles se transformam em ácidos e também contribuem para o surgimento de cárie. Também não podemos prescindir do cálcio, que normalmente é encontrado nos derivados do leite. Quem tem intolerância à lactose pode procurar como fonte de cálcio vegetais de cor verde-escuro (couve, brócolis, espinafre) e também em alimentos como linhaça, aveia e chia.

Mantenha uma boa higiene bucal

> Escove corretamente os dentes e use o fio dental Deve-se escovar bem os dentes pelo menos 2 a 3 vezes por dia e usar o fio dental.

> Coma alimentos balanceados

Seguir uma dieta equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal. Isso inclui todos os principais grupos de alimentos: frutas e verduras, produtos lácteos, carne, peixe, etc.

> Visite regularmente o seu dentista

Você deve ir ao dentista a cada semestre para manter uma boa saúde oral. O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo – são 280 mil -, porém mais da metade da população – 55,6% - não vai uma vez ao ano no dentista, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, feita em 2013.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070