Bruxismo: o ranger dos dentes que prejudica sua saúde bucal
21/02/2017
O bruxismo é o ato de ranger os dentes de forma rítmica durante o sono e também durante o dia. Esse ranger leva a consequências prejudiciais ao corpo, como o desgaste quase completo dos dentes, dores articulares ou musculares. Ele pode ocorrer em todas as idades, desde adultos até crianças, e sua incidência é maior em mulheres do que em homens.
A forma mais comum de bruxismo é durante o sono, quando o paciente não tem controle de sua musculatura. Durante o dia também pode ocorrer o ranger dos dentes de forma involuntária. Neste caso é mais fácil para a pessoa notar o hábito e tentar corrigi-lo.
Estudos mostram que o estresse é o grande vilão do bruxismo, devido a ansiedade e cansaço que ele gera. Outro fator é a oclusão (encaixe dos dentes). Quanto se tem contatos dentários de forma errada, pode ocorrer uma força maior em determinado dente, podendo levar a um colapso em toda a estrutura mastigatória, gerando o bruxismo.
Principais consequências e tratamento
O desgaste do dente é a consequência mais comum do bruxismo, chegando a ponto do não apresentar mais a estrutura dentária.
Outras consequências são:
- Dores de cabeça
- Zumbidos no ouvido
- Dores nos músculos da face e articulação ( ATM )
- Alterações no sono
- Disfunção temporomandibular e dor orofacial
O controle do estresse e ansiedade é fundamental para quem sofre com o bruxismo. Após a avaliação do dentista, é indicado, dependendo do caso, o uso de uma placa miorelaxante, que é feita sob medida e serve para evitar o contato entre os dentes no período noturno.
As visitas constantes ao dentista também são fundamentais no monitoramento do problema.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.