Saiba as principais causas das manchas nos dentes
15/02/2017
Manchas nos dentes são mais comuns que se imagina. As que alteram a cor na parte de fora do dente são chamadas de extrínsecas, decorrentes do uso em excesso de chá, café, cigarro, bebidas com corantes artificiais ou até acúmulo de placa. O tratamento dessas alterações é mais simples de ser realizado.
Temos também as chamadas manchas intrínsecas (na parte de dentro dos dentes) ocasionadas pelo uso de algum tipo de antibiótico e fluorose dental (uso e ingestão de flúor na infância, de forma inapropriada, que acaba manchando os dentes permanentes) ou até dentes que receberam um trauma.
Conheça algumas das causas:
Alimentos e cigarro
Ocorre alteração de cor dos dentes com o passar do tempo devido ao acúmulo de pigmentos presentes em alimentos como café, chás, refrigerantes e outros na parte externa do esmalte dentário. Geralmente ocorrem de igual maneira em todos os dentes. Além dos alimentos, o cigarro também contribui para esta mudança e é o que mais produz alteração de cor devido à nicotina presente.
O tratamento básico para essas manchas é um polimento dos dentes, juntamente com o clareamento dental.
Necrose pulpar (traumatismo)
O escurecimento do dentes pode ocorrer depois de um trauma (batida). Isso ocorre devido ao extravasamento de sangue para os túmulos dentinários. Geralmente a alteração de cor ocorre em dentes que foram acometidos pelo trauma. O tratamento para melhorar sua cor pode ser feito através de clareamento interno ou a colocação de uma coroa de porcelana.
Fluorose dental
A fluorose dentária ocorre quando há uma exposição excessiva ao flúor na fase de formação dos dentes tanto na dentição decídua (de criança) quanto na dentição permanente. É caracterizada por ter o esmalte excessivamente opaco e com manchas que podem variar de branco ao marrom escuro.
Quando o caso for mais simples com manchas menores provavelmente um clareamento já é o suficiente. Em casos mais complexos o dentista vai avaliar qual o melhor procedimento. Vale ressaltar que o flúor é muito importante e que seu uso não deve ser descartado e, sim, supervisionado no caso das crianças.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.