Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Saiba as principais causas das manchas nos dentes


15/02/2017

Manchas nos dentes são mais comuns que se imagina. As que alteram a cor na parte de fora do dente são chamadas de extrínsecas, decorrentes do uso em excesso de chá, café, cigarro, bebidas com corantes artificiais ou até acúmulo de placa. O tratamento dessas alterações é mais simples de ser realizado.

Temos também as chamadas manchas intrínsecas (na parte de dentro dos dentes) ocasionadas pelo uso de algum tipo de antibiótico e fluorose dental (uso e ingestão de flúor na infância, de forma inapropriada, que acaba manchando os dentes permanentes) ou até dentes que receberam um trauma.

Conheça algumas das causas:

Alimentos e cigarro

Ocorre alteração de cor dos dentes com o passar do tempo devido ao acúmulo de pigmentos presentes em alimentos como café, chás, refrigerantes e outros na parte externa do esmalte dentário. Geralmente ocorrem de igual maneira em todos os dentes. Além dos alimentos, o cigarro também contribui para esta mudança e é o que mais produz alteração de cor devido à nicotina presente.

O tratamento básico para essas manchas é um polimento dos dentes, juntamente com o clareamento dental.

Necrose pulpar (traumatismo)

O escurecimento do dentes pode ocorrer depois de um trauma (batida). Isso ocorre devido ao extravasamento de sangue para os túmulos dentinários. Geralmente a alteração de cor ocorre em dentes que foram acometidos pelo trauma. O tratamento para melhorar sua cor pode ser feito através de clareamento interno ou a colocação de uma coroa de porcelana.

Fluorose dental

A fluorose dentária ocorre quando há uma exposição excessiva ao flúor na fase de formação dos dentes tanto na dentição decídua (de criança) quanto na dentição permanente. É caracterizada por ter o esmalte excessivamente opaco e com manchas que podem variar de branco ao marrom escuro.

Quando o caso for mais simples com manchas menores provavelmente um clareamento já é o suficiente. Em casos mais complexos o dentista vai avaliar qual o melhor procedimento. Vale ressaltar que o flúor é muito importante e que seu uso não deve ser descartado e, sim, supervisionado no caso das crianças.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)