Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Cuidados com as borrachinhas do aparelho ortodôntico


08/02/2017

Amarela, azul, rosa. Quem usa aparelho fixo sabe que as borrachinhas dão aquele charme a mais para o sorriso. Porém elas não servem como enfeite! Ao envolverem certas partes metálicas do aparelho, os braquetes, as borrachinhas não só contribuem para a proteção da boca contra possíveis ferimentos, como auxiliam na sustentação dos fios do aparelho. Por causa disso elas merecem um cuidado especial durante todo o tratamento!

Limpeza

As borrachinhas devem ser limpas todos os dias, a cada escovação. Para isso, realize movimentos leves e circulares em cada dente, retirando qualquer resíduo sem danificar o aparelho.

Não se esqueça de usar o fio dental também, visto que a sujeira entre os dentes é a principal causa de tártaro, o que pode gerar mau hálito e uma má aparência estética nas borrachinhas.

Quando trocá-las?

O prazo médio para se trocar as borrachinhas é de um mês, já que elas se deterioram com o passar do tempo e acabam perdendo elasticidade. Mas atenção: não tente retirá-las sozinho, pois somente o dentista sabe como realizar o procedimento da melhor maneira.

Por que algumas amarelam?

As borrachinhas que usamos nos braquetes, por serem feitas de ligaduras elásticas, estão mais suscetíveis à oxidação por agentes químicos. Esses agentes, geralmente mais ácidos, são os próprios alimentos que consumimos, como café, refrigerantes e vinho, por exemplo.

A dica é optar por borrachinhas mais escuras, pois são mais difíceis de perderem a coloração e de ficarem manchadas pela ação de outros alimentos, resultando naquele aspecto pouco agradável.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070