Cigarro: 4 malefícios para a sua saúde bucal
06/02/2017
O cigarro prejudica a saúde bucal tanto em aspectos estéticos quanto estruturais. Amarelamento dos dentes, halitose, perda dentária e câncer de boca são alguns dos muitos problemas que ele pode causar. Detalhamos alguns deles para convencer você de que é preciso deixar de vez esse vício.
1. Manchas nos dentes
Dentre as substâncias presentes no cigarro, a nicotina é a principal responsável pelo amarelamento dos dentes, que é causado pelo depósito interno e contínuo dessa substância na superfície do dente. Além disso, a presença constante de nicotina na mucosa oral causa vasoconstrição, que em longo prazo provoca a retração da gengiva e o afastamento dos dentes.
Felizmente, as manchas amareladas podem ser revertidas por meio do clareamento dental e da interrupção definitiva do hábito de fumar.
2. Perda dentária
O cigarro altera a estrutura de sustentação dentária, pois aumenta a descamação da mucosa oral e provoca inflamação do tecido gengival. O resultado é a destruição do tecido ósseo que pode provocar a perda do dente ao longo do tempo. Dependendo do perfil clínico do paciente, como presença de outras doenças, tempo de vício e tipo de arcada dentária, o implante não poderá ser realizado devido ao dano irreversível no dente.
3. Mau hálito
A halitose, também conhecida com mau hálito, é causada pela digestão de proteínas pelos micro-organismos presentes na boca. Quando essa ação ocorre, o resultado é um odor desagradável proveniente de substâncias tais como escatol, cadaverina e putrescina. Nos indivíduos fumantes, a halitose aparece devido à perda da saliva que contém substâncias bactericidas. O resultado é a formação frequente de substâncias halitogênicas.
4. Câncer de boca
A fumaça do cigarro libera uma quantidade significativa de substâncias tóxicas na mucosa oral. Elas causam a destruição dessa superfície e dificultam o processo de cicatrização. Juntamente com essa agressão química, ocorre a lesão causada pela temperatura da fumaça injetada na boca.
Além disso, o tabagismo contribui para o aparecimento de quase todos os tipos de câncer. Isso porque o fumo altera a composição genética das células e promove um processo desenfreado de multiplicação das mesmas.
A saúde bucal está seriamente comprometida com a presença constante de nicotina e outras substâncias contidas no cigarro.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.