Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Entenda os perigos do refluxo ácido para a saúde bucal


02/02/2017

Quem sofre com refluxo ácido sabe o quanto é chato sentir aquela sensação de azia e parte do que foi ingerido voltando à boca. Além do desconforto, esse problema também pode afetar a saúde bucal da pessoa.

Entre os motivos que causam o refluxo ácido está o desequilíbrio que pode ocorrer nas barreiras antirrefluxo. Uma válvula chamada esfíncter fica desregulada e aberta, quando deveria fechar-se após permitir que o alimento vá para o estômago. Por isso, acaba acontecendo de o suco ácido ou de restos de alimentos voltarem ao esôfago.

A obesidade também é um fator de risco, quando o excesso de gordura acaba impedindo a passagem dos alimentos e do suco gástrico pelos órgãos durante a digestão.

Além disso, existem os fatores agressores das práticas alimentares, como a acidez acentuada e o alto volume gástrico. Dessa maneira, algumas mudanças no estilo de vida e de hábitos podem ser favoráveis ao desaparecimento do refluxo.

Como ele afeta a saúde bucal?

O suco gástrico que escapa do estômago e volta até a boca é acido e costuma gerar problemas como cáries, erosões dentárias, feridas e aftas, mau hálito e sensibilidade.

Mesmo mantendo uma boa rotina de higiene bucal, tais problemas podem acontecer. Logo, o tratamento odontológico é tão importante quanto o gástrico. O ideal é não deixar que o grau de desgaste dos dentes fique muito elevado, o que prejudica o sorriso e dificulta a reabilitação oral.

Como evitar o problema?

A mudança de alguns hábitos rotineiros pode ajudar a reduzir o refluxo. Dentre as atitudes que podem ser tomadas no dia a dia estão:

- Fazer pequenas refeições no decorrer do dia em vez de comer muito de uma só vez, principalmente antes de dormir;

- Comer com calma, mastigando bem e sem ingerir líquidos junto com as refeições;

- Evitar alimentos muito ácidos e picantes, como pimenta e frutas cítricas;

- Evitar substâncias nocivas como álcool, tabaco e cafeína em excesso.

Embora tais medidas sejam recomendáveis, é sempre bom lembrar que apenas profissionais especializados podem avaliar cada caso, prescrevendo orientações e medicamentos.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070